Webinar: Gestores imobiliários compartilham dicas sobre atendimento, marketing, vendas, locação e gestão em tempos de quarentena
Denis Levati, curador de conteúdo do Conecta Imobi, reuniu quatro renomados profissionais do mercado para um bate-papo no qual compartilharam como eles fazem ações de atendimento, gestão e marketing para continuar gerando negócios em meio à pandemia.
Estiverem presentes no webinar Milena Moreira, da Paulista Imóveis de São Paulo, Diogo Souza Gomes, da Souza Gomes de Minas Gerais, Valdomiro Junior, da Emobi do Rio Grande do Norte, e Pierre Xavier, corretor autônomo do Rio Grande do Sul.
Confira aqui alguns dos pontos mais importantes destacados durante o evento online:
Assinatura Digital, um caminho sem volta
Milena Moreira oferece a assinatura digital para a conclusão dos seus negócios imobiliários há algum tempo. Esse formato permite que as partes interessadas assinem os contratos online através de criptografia, o que traz segurança para a transação.
Aceito no Brasil desde 2002, os contratos digitais permitem economia de tempo e excluem a necessidade de deslocamento para fechar negócios.
Com o advento da quarentena da Covid-19, empresas como a Paulista, que já dominam esse formato, conseguem fechar mais transações e passar informações mais corretas para seus clientes.
Até mesmo no caso dos clientes mais idosos, que possuem um certo receio quanto a ferramentas digitais, Milena tem indicado a assinatura digital para garantir uma negociação imobiliária com segurança digital e preventiva sem a transmissão do coronavírus.
Dada a facilidade do processo de assinatura digital na intermediação imobiliária, é possível acreditar que, passado essa fase de quarentena, ainda assim as empresas optem pelo formato, deixando as reuniões presenciais para outras etapas da jornada do cliente.
Pós-vendas: seu próximo cliente pode estar na sua carteira
Pierre Xavier buscou ser um especialista em pós-vendas e atendimento ao cliente como forma de aumentar seus negócios. Com este foco, mais de 60% de suas vendas são realizadas através de indicações de seus próprios clientes.
“A indicação é justamente a forma mais barata de conseguir um cliente. E, no fim, o pós-venda vai muito além da ação, é humano e faz o seu cliente se sentir valorizado”, disse Pierre durante o webinar.
Como dicas mais relevantes para quem deseja ser um campeão em pós-vendas, Pierre destaca manter uma listagem com datas significativas (aniversário, casamento ou de fechamento de contrato, por exemplo) e indica que use a criatividade. Não existe maneira certa, o importante é falar com o cliente, inclusive após o negócio concluído.
De olho no aperfeiçoamento de processos
Passando pela Itália pouco antes do período em que foi decretada a quarentena, Valdomiro Junior voltou ao Brasil entendendo que deveria aumentar os cuidados nos atendimentos da Emobi, empresa de Natal, RN.
“Antes mesmo de ser decretado o fechamento do comércio, criamos um processo para visitas guiadas. Fizemos procedimentos de atendimento à distância usando recursos tecnológicos, mas propondo cuidado aos clientes e aos nossos colaboradores”, disse Valdomiro.
Esterilizar chaves e guardá-las em envelopes lacrados, estabelecer protocolos de atendimento onde o cliente escolhe o imóvel e o corretor faz um atendimento à distância são alguns exemplos. Caso haja um interesse no imóvel e em uma visita presencial, neste caso os procedimentos de muito cuidado serão tomados para que os envolvidos reúnam-se com segurança.
Ter atenção com as campanhas e utilizar um tom amigável é também uma dica da Emobi. “Não queríamos que as pessoas entendessem que estávamos fazendo uma oferta dos imóveis, mas sim criando uma forma segura para as pessoas que estavam em busca de um novo endereço.”
Cuidar da equipe e da comunidade
A Souza Gomes Imóveis, de Juiz de Fora, é uma empresa muito conhecida pelas suas ações de marketing, pelo engajamento do time e pela forma como atende a sociedade juizforana.
E os exemplos apresentados por Diogo Souza Gomes demonstram que a imobiliária continua buscando soluções, mesmo na crise. “Em dois dias transferimos todo o nosso backoffice e equipe de atendimento. Todo o nosso atendimento está automatizado para canais digitais.”
O segundo passo foi apoiar a equipe de corretores para trabalhar em home office, criar processos para atendimento remoto, distribuir computadores e preparar a empresa para manter o atendimento para quem desejava avaliar imóveis durante a quarentena.
“Por fim, para cuidar da comunidade, demos espaço em nosso site para os pequenos negócios da cidade. Disponibilizamos o contato de mais de 400 empresas que trabalham com delivery ou entrega para estimular a economia local”, completou Diogo.
Legado da crise
Apesar das soluções tecnológicas e dos avanços propostos durante a pandemia impactarem todas as empresas do mercado imobiliário, é preciso ter um olhar sobre o lado humano do legado que a crise vai deixar.
O webinar está disponível na íntegra para você assistir quando e onde quiser no Conecta Imobi Academy, a plataforma de vídeos online com conteúdos do mercado imobiliário e do Conecta Imobi e que está liberada gratuitamente pelos próximos 60 dias para você se aperfeiçoar ainda mais durante a quarentena!
Para conferir basta acessar a plataforma e buscar o vídeo na categoria “Especial”.
Pronto para atuar como os especialistas Diogo Souza Gomes, Pierre Xavier, Milena Moreira e Valdomiro Junior? Conta para a gente as suas experiências nos comentários.
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