As principais dicas para mostrar imóveis à distância para seus clientes
Com o início do período da quarentena no Brasil surgiu a incerteza do futuro dos negócio, mas temos boas notícias: você pode aproveitar esse momento para se reinventar e investir em novas estratégias para dar continuidade ao seu trabalho.
O período da quarentena no Brasil despertou incertezas e questionamentos em relação ao futuro dos negócios, mas temos boas notícias: você pode aproveitar esse momento para se reinventar e investir em novas estratégias para dar continuidade ao seu trabalho.
Você, dono de imobiliária, corretor autônomo ou empresário, sabia que é possível até mesmo apresentar imóveis à distância para seus clientes? Conversamos com Tiago Oliveira, corretor Hi-tech, e com Felipi Adauto, da DF Imóveis, para entender quais são as melhores práticas para tornar esse atendimento virtual impecável!
Confira abaixo os principais insights que separamos para você.
Faça um levantamento de todos os seus imóveis disponíveis para negociação
Para Tiago Oliveira, o primeiro passo é fazer esse “inventário” para checar quais precisam de novas imagens, atualização de ficha técnica e revisão da descrição.
Invista em fotos de qualidade
Lembre-se que neste momento os clientes não poderão visitar o imóvel presencialmente, então eles precisam visualizá-lo da forma mais fiel possível ao que é real. Por isso, faça uma curadoria de todas as imagens que você tem e escolha as melhores para enviar para eles e também para usar em seus anúncios.
Revise e atualize a ficha técnica de todos os imóveis
Felipi Adauto explica que é importante inserir todos os dados, incluindo endereço exato, pois a localização é primordial, além do CEP, valor de condomínio, IPTU, quantidade de vagas de garagem, taxas ordinárias e possíveis taxas extras. Quanto mais informações detalhadas, mais confiança seu cliente terá em você.
Anúncios com endereço completo pontuam melhor nos rankings dos portais e aumentam em 339% a chance de gerar leads
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Descreva os imóveis com precisão nos anúncios
Uma descrição atrativa e detalhada ajudará seus clientes a imaginarem tudo o que o imóvel tem que pode atender às expectativas deles. Use um título chamativo, explore os diferenciais e destaque as principais informações nos 200 primeiros caracteres do texto, pois são eles que aparecem nos resultados das buscas nos portais.
Além disso, Tiago oferece uma dica extra. “Descreva o imóvel de forma mais humanizada, tentando levar os proponentes o mais próximo possível do que seria a experiência de morar naquele imóvel e naquele local”, sugere.
Invista em vídeos e em tour virtual 360º
Felipi reforça a importância de mostrar os imóveis por meio dessas soluções. Essas são alternativas com grande potencial de engajamento e que otimizam ainda mais a apresentação de imóveis à distância para seus clientes.
Faça vídeos andando pelo imóvel, assim como videochamadas com os interessados para mostrar cada um dos cômodos ao vivo. Aproveite também os vídeos que você já publicou em seu canal no YouTube para acrescentar nos anúncios nos portais.
Tiago dá a dica de gravar os vídeos na horizontal pois é mais confortável aos olhos de quem assiste e também de aparecer neles. “Assim já nos tornaremos familiares para os proponentes e autoridade para os proprietários, além de humanizar o conteúdo.”
Você também pode contratar empresas especializadas para gravar o tour virtual de cada imóvel e usá-lo para enviar para potenciais leads. “Isso garante um passo à frente, pois assim é possível que o proponente veja o imóvel como se estivesse ‘in loco’ (usando um VR Box) e isso sim pode ser chamado de experiência imersiva”, complementa Tiago.
Seja visto virtualmente: esteja nos portais de imóveis
Lembre-se que os portais de anúncio funcionam como uma “vitrine” dos imóveis que você tem disponíveis para serem negociados.
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Dedique-se a fazer um atendimento de excelência por mensagens
Como você não pode ver presencialmente seu cliente, que tal aprimorar o atendimento realizado por meio de mensagens? Neste canal você pode oferecer informações exclusivas sobre os imóveis, enviar imagens, vídeos, documentos e links importantes para o andamento da negociação, por exemplo.
“O mais importante agora é mostrar-se solidário com a causa que é humanitária, a prevenção contra o coronavírus, pois muitos corretores e imobiliárias erroneamente focam em tentar vender mais um imóvel, enquanto uma crise dessa magnitude se espalha pelo mundo”, diz Tiago.
Ele complementa dizendo que manter seus clientes informados (de preferência com boas notícias) é uma forma de estar presente, sendo importante também adaptar os processos de negociação com eles, como utilizar assinaturas digitais e fazer videochamadas.
Felipi reforça que este é o momento de se preocupar se o cliente está bem e seguro, entender seu momento e atualizá-lo sobre o passo a passo da aquisição futura, além de gerar conteúdo relevante para o mesmo. “Quando tudo voltar ao normal você estará na preferência dele”, afirma.
Tenha em mente que este é o momento mais importante para mostrar como você está ao lado do seu cliente em sua jornada, o que ajudará a criar um vínculo com ele. Quanto mais personalizado for o seu atendimento, maior a chance de você fidelizar e encantar seu cliente.
Também é fundamental ter tato e empatia, agora mais do que nunca. “Tudo deve ser feito com muito discernimento, pois o isolamento está mexendo com o psicológico das pessoas. Dependendo da abordagem podemos acuar os proponentes e perder o negócio”, finaliza Tiago.
Preparado para começar a mostrar imóveis à distância para seus clientes? Conta para a gente nos comentários!
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