Como o mercado de locação pode enfrentar os grandes players que estão surgindo
No mercado imobiliário, o setor que vem passando por transformações mais significativas nos últimos anos tem sido o de locação. Além das inúmeras mudanças, essa área está em plena expansão e tem tudo para continuar crescendo, visto que 8 em cada 10 millenials (nascidos após o início da década de 1980 e até 1995) preferem a locação do que a compra de um imóvel.
Para entender melhor esse cenário e mostrar como será o cenário das locações em 2020, trazemos aqui os principais pontos abordados por Lucas Madalosso, da Terraz Aluguel Digital, em sua palestra no Conecta Imobi Cruzeiro, ocorrido a bordo do transatlântico MSC Seaview, em dezembro.
Transformação digital a todo vapor
Lucas Madalosso começou sua palestra falando sobre os três princípios que ele acredita que dominarão o futuro dos negócios: a transformação (não a evolução), a necessidade de reduzir atritos e o fato de ser “paranóico de uma maneira saudável”.
Sabendo da necessidade de ajustar os negócios às novas demandas dos consumidores, às tecnologias e baseado nos princípios citados acima, ele liderou a transformação digital de uma imobiliária tradicional ao que hoje é a Terraz Aluguel Digital, a primeira imobiliária digital de Santa Catarina. Com a experiência prática dessa liderança, ele listou aos participantes do evento 9 erros a serem evitados quando se pretende digitalizar um negócio como uma imobiliária:
- Evitar os erros;
- Não tomar decisões baseadas no medo;
- Priorizar a empresa;
- Reduzir as taxas;
- Tecnologia X Comportamento;
- Não ter um time desalinhado com o propósito da empresa;
- Erro ao buscar referências;
- Tentar lutar com os grandes players com as mesmas armas;
- Tentar adaptar tudo em uma vez só, em passos desproporcionais.
Além de compartilhar dos erros na transformação digital de sua imobiliária, Lucas também destacou os fatos que, na sua opinião, mais irão impactar o mercado de locação brasileiro em 2020: o movimento das incorporadoras que estão entrando na área (como a Vitacon e a MRV), os fundos imobiliários, a taxa Selic em baixa e o aporte de US$ 250 milhões na maior imobiliária digital do país.
Temas para você ficar por dentro
Como forma de enfrentar os grandes players do mercado, Lucas também defendeu que os gestores, corretores e profissionais do mercado de locação estejam atentos às novidades, tecnologias e temas que estão surgindo como nova realidade no setor.
Entre os temas que o palestrante apontou como essenciais para quem atua na área, estão alguns como a gestão ágil, inteligência artificial, machine learning, redes neurais, big data, growth hacking, pré-venda, além de, dentro das empresas, possibilitar um ambiente seguro para feedbacks, organização horizontal e uma forte liderança baseada no propósito.
Por último, como apostas para o ano que se iniciou, ele também falou sobre a grande revolução que as plataformas relacionadas ao mercado imobiliário estão passando e apostou no fortalecimento dos portais imobiliários, como o Viva Real e o ZAP Imóveis, ambos do Grupo ZAP.
Você está preparado para enfrentar a concorrência dos grandes players? Se deseja saber mais sobre como se adaptar à entrada das imobiliárias online no mercado imobiliário, não deixe de conhecer nosso e-book! Para mais informações sobre as próximas edições do maior evento imobiliário da América Latina, acesse nosso site.
Comentários