Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário – 30/11/2015
O ano está entrando na reta final e você, corretor de imóveis, precisa acompanhar as movimentações na política e na economia do país para garantir um bom final de ano e o melhor planejamento para 2016. Comece a semana bem informado com os principais acontecimentos da semana, comentados no nosso Resumo Semanal.
O Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário é uma iniciativa do portal imobiliário do VivaReal para ajudar você a estar ainda mais bem preparado para o atendimento ao seu cliente, deixando-o mais tranquilo em relação ao momento econômico para fechamento da negociação.
Neste vídeo, Lucas Vargas, Vice- Presidente Executivo do VivaReal, comenta três informações importantes para você começar a semana bem informado!
Fique por dentro das principais notícias do Mercado Imobiliário
Principais Notícias do Mercado Imobiliário na da Semana
1. Financiamentos realizados em outubro/2015
A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) divulgou na última sexta-feira (26/11) os dados referentes ao financiamento imobiliário em outubro de 2015. Houve queda tanto em número de unidades quanto em valores financiados.
Em relação a unidades, a queda foi de 18,5% comparado a setembro de 2015 e de 55,8% em relação ao mesmo mês no ano passado, ficando por volta de 20 mil unidades. Já quando falamos em valores, houve uma retração de 13,1% quando comparado a setembro de 2015 e de 53,8% quando comparado a outubro de 2014, totalizando R$ 4,7 bilhões em financiamentos.
Segundo a entidade, o principal motivo para esta queda foi – além do cenário econômico – a greve nos bancos, que durou boa parte do mês de outubro, inviabilizando o atendimento para financiamentos. Estas operações devem ter se concretizado ao longo de novembro, o que veremos nos dados que devem ser divulgados pela Abecip em dezembro.
2. Manutenção da Taxa Selic
Em reunião realizada na última semana, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu manter a Taxa Selic, taxa básica de juros, em 14,25%. A taxa está fixada neste valor desde setembro e houve votos para que tivesse nova elevação, ficando em 14,75%, porém o Copom decidiu por maioria pela manutenção da taxa.
Segundo nota, a manutenção ocorreu pela avaliação das perspectivas para inflação, que estima-se que em 2016 ultrapasse novamente o teto da meta, fixado em 6,5%
3. Meta fiscal do Governo Federal
O Governo Federal se reúne nesta semana para tentar aprovar medidas importantes para o ajuste fiscal ainda antes do recesso do parlamentar, que inicia em 22 de dezembro. O Planalto aposta na aprovação nesta terça-feira no projeto que muda a meta fiscal para 2015, aprovando o déficit orçamentário de R$ 51,8 bilhões. Dilma irá se reunir com parlamentares da base aliada e, caso o congresso demore na aprovação da nova meta, o governo já fala em recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
Comentários