Você sabe por que seu cliente prefere procurar imóveis em portais?
Já falamos sobre os benefícios de anunciar em portais para corretores e imobiliárias: economia de tempo pois não querer muito conhecimento técnico além de uma ótima relação custo benefício, já que é possível receber um número significativo de contatos interessados em suas ofertas por valores bastante convidativos.
Entretanto, uma característica muito importante que diz respeito aos portais imobiliários – e que deve ser levada em conta pelos profissionais de vendas – é fato de que os clientes preferem os portais para realizar suas buscas.
É verdade que você gastou bastante tempo e dinheiro para desenvolver o seu site, e este investimento de maneira alguma é perdido. Ter um site, bem planejado e estruturado é fundamental para uma imobiliária por diversos motivos, sobre os quais ja falamos em outro artigo. Mas se ter um site é de fato importante, por que dizemos neste artigo que o cliente prefere buscar imóveis em portais?
Para entender isto, precisamos nos colocar na condição do usuário e pensar como se estivéssemos procurando um imóvel.
Facilidade de navegação
A facilidade de navegação é de maneira geral um dos principais fatores pelos quais podemos dizer que os usuários preferem navegar em um portal imobiliário. Esta navegação é feita a partir da chamada experiência do usuário e a ideia é que o usuário encontre exatamente aquilo que ele busca quase sem esforço.
No caso do VivaReal, ao entrar na home do site o cliente tem seu foco totalmente voltado para a barra de pesquisa, ali em três passos simples ele já consegue usar o principal filtro para encontrar ofertas.
Muitos imóveis à disposição
Por contar com anúncios de muitas imobiliárias a quantidade de ofertas é muito grande. Diante disto o usuário possui vários filtros para navegar, avaliar e escolher o imóvel sobre o qual ele deseja conhecer.
A listagem de imóveis é feita de maneira a dar as principais informações como preço, endereço, além de uma pequena descrição do imóvel, dessa maneira o cliente pode decidir rapidamente se quer ou não saber mais sobre o anúncio.
Informações relevantes
Quem procura um imóvel, deseja as informações mais relevantes como valores, metragens, disponibilidade de quartos, banheiros e localização. Por uma série de tabus do mercado, muitas imobiliárias deixam de informar estes dados por medo ou outros receios. Mas a verdade é que o cliente, que se acostumou a utilizar a internet como fonte de busca quer as informações que forem relevantes.
E ao realizar sua pesquisa em um portal imobiliário, será possível ao cliente encontrar aquilo que ele busca além de poder fazer comparações com imóveis similares em sua região de interesse.
Funcionalidades
Cada vez mais, os anúncios imobiliários ganham funcionalidades novas, baseadas naquilo que o usuário de internet está acostumado. Se gosta de muitas fotos, é possível visualizar várias dos mais diversos ângulos, praticamente não existe limite para o número de fotos nos portais. Se ele quiser marcar uma oferta como favorita, visualizar em tela cheia, enviar para outra pessoa, tudo aquilo com que o usuário de internet está acostumado é possível encontrar em um portal imobiliário, por isto, a navegação será muito amigável para ele.
Acesso mobile
É cada vez maior a utilização da navegação e da busca por imóveis através de celulares e tablets. E desenvolver aplicativos para estas plataformas é um grande desafio para quem deseja vender algo pela internet, e não estamos falando apenas de imóveis.
O aplicativo do VivaReal por exemplo, foi eleito pelo Google como o melhor aplicativo para busca de imóveis na PlayStore em 2014. Desenvolver um aplicativo mobile requer muitas horas de dedicação, programação, testes e atualizações que para uma imobiliária (dado a quantidade de tarefas que já existem em seu cotidiano) seria muito difícil manter uma ferramenta mobile que atenda plenamente a este usuário.
Portais imobiliários não se dedicam a venda de imóveis, dedicam-se a construir pontes entre anunciantes e compradores. Para isto estudam e desenvolvem ferramentas que fazem com que este relação seja harmônica e atenda a necessidade de ambos.
Por isto, se você deseja vender imóveis pela internet mas prefere dedicar seu tempo a prospecção de clientes e novos imóveis e principalmente as vendas considere utilizar os recursos dos portais a favor do seu negócio.
Ao optar por anunciar em um portal, além de conseguir mais contatos e mais clientes interessados em seus imóveis, você também estará optando por ter toda uma equipe técnica e especializada trabalhando a favor do seu negócio.
Caberá a você, como gestor do negócio imobiliário, preencher o seu anúncio com o máximo de informações disponíveis para que ele possa despertar a atenção do usuário, para que ele se torne um cliente e para que vendas sejam geradas.
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