6 hábitos que fazem os corretores perderem tempo e dinheiro

É comum encontrar corretores reclamando do baixo desempenho em vendas pelos stands e plantões imobiliários. Em um mercado tão competitivo, a diferença entre você e seu concorrente pode estar nos detalhes. Perder tempo pode ser decisivo.
Confira neste artigo alguns dos hábitos que fazem corretores de imóveis perderem tempo e dinheiro e avalie sua rotina:
1. Não ter um planejamento
Quem não planeja não tem condições de saber para onde está indo. Quem não planeja, não é capaz de criar uma carteira de recebimentos, nem tampouco responder com exatidão quais os seus ganhos reais.
Planejar é uma tarefa tão importante para corretores imobiliários, assim como prospectar ou captar um novo imóvel para venda. Quem não tem um planejamento depende da sorte, fica por horas aguardando e dependendo de uma visita salvadora ao plantão.
Planejamento não é uma tarefa muito complicada, requer mais disciplina do que um conhecimento profundo em técnicas administrativas. Mas ele é capaz de fazer com o que o corretor consiga ter um trabalho produtivo.
2. Não estabelecer metas
Pode parecer redundante, já que falamos sobre a falta de planejamento e não estabelecer metas pode ser considerado parte disso. Mas é possível fazer um planejamento, criar rotinas de trabalho e ainda assim, não estipular metas de vendas.
São as metas os desafios que impulsionam corretores campeões a atingir seus resultados. Quem não estabelece metas ou foge das que lhe são propostas, perde a oportunidade de crescer e se tornar um profissional cada vez melhor.
3. Procrastinar
A procrastinação, ou o hábito de “deixar tudo para amanhã” nada mais é do que um adiamento. No ambiente imobiliário, a procrastinação pode deixar para depois um novo treinamento, uma nova captação ou mesmo um simples telefonema para o cliente.
Quem, assim como eu, já descobriu que seu cliente comprou um dia antes da sua ligação, sabe como isso é ruim e porque procrastinar é um hábito tão negativo para corretores.
Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje! É clichê, mas funciona muito bem para o mercado imobiliário.
4. Reclamar
Quando boatos você já ouviu na “Rádio Corretor”? Quantos clientes deixou de prospectar ou quantas ligações deixou de realizar por ouvir este tipo de conversa?
E quantas reclamações você já ouviu ou passou adiante, diminuindo sua energia e sua capacidade de gerar negócios? Reclamar é mais que um hábito negativo, é uma forma de minar o tempo de quem está buscando atingir suas metas.
Afaste-se dos reclamões, mas avalie se você também não perde tempo resmungando pelos cantos. Se a resposta for sim, lute para mudar este hábito.
5. Publicar anúncios malfeitos
Fazer anúncios de qualquer jeito, com poucas imagens ou com uma descrição rasa, sem muita informação para os clientes, é também um péssimo hábito. Ele se torna pior quando o anúncio é publicado e se pretende completar as informações faltantes depois. Não caia nesta armadilha.
Crie um check-list para produção de anúncios e só os publique depois de ter disponível todas as informações necessárias. Anúncios completos e bem nascidos são capazes de gerar mais contatos e de trazer benefícios para seu site, inclusive!
6. Não manter-se atualizado
Por fim, as constantes mudanças pela qual passa o mercado imobiliário; quer seja pelo impacto das tecnologias, quer seja pelo comportamentos dos usuários; determinam uma constante reciclagem e evolução dos corretores e profissionais que desejam continuar atingindo suas metas.
Quem não se mantém atualizado, não busca leitura, não experimenta novas tendências ou não participa de congressos e eventos, corre o risco de ficar para trás.
Compartilhei com vocês alguns hábitos que tornam improdutivo o trabalho dos corretores de imóveis. Existe algum que não foi listado? Escreva aqui nos comentários.
Até a próxima,
Denis Levati
Comentários