Mercado imobiliário em 2015: razões para acreditar em um bom ano
Se 2014 terminou sem deixar muita saudades para o mercado imobiliário diante das dificuldades impostas às vendas de imóveis determinadas pelos eventos que ocorreram no país como a Copa do Mundo e as eleições presidenciais que ou colaboraram com o clima de desconfiança na economia ou simplesmente fizeram com que os possíveis compradores adiassem suas aquisições.
E ainda que este clima de incerteza econômica paire no ar, e que seja o principal fator para a diminuição do volume de unidades residenciais negociadas, há motivos para o corretor de imóveis ficar otimista com 2015, vamos à eles:
- Calendário
Diferente de 2014, este ano não terá grandes eventos marcantes, que embora importantes, acabam dividindo as expectativas de compradores entre pré e pós evento. Este ano muitas empresas lançaram empreendimentos antes da Copa do Mundo e aguardaram a eleição para definir se fariam ou não novos projetos ainda este ano.
Por outro lado, 2015 será um ano corrido, sem grande eventos que possam paralisar o mercado durante um tempo e sendo preciso começar tudo outra vez. Ter um calendário tranquilo, à disposição para o planejamento é uma grande vantagem para o mercado.
- Demanda
Uma enxurrada de notícias ruins, a maioria com previsões apocalípticas envolvendo o mercado imobiliário tomou conta da mídia durante todo o ano, contribuindo para o baixo volume de vendas.
E mesmo assim, mesmo com este clima ruim e o ambiente econômico desfavorável, o que vimos Brasil afora foram muitos empreendimento sendo vendidos, muitas ações de marketing que impulsionaram a comercialização de casas e imóveis prontos através de campanhas que geraram milhares de interessados em comprar sua casa.
Por isto, ainda que o cenário macro-econômico seja ruim, ainda que as pessoas estejam cautelosas, ainda existe uma demanda muito grande por casas no Brasil. E ainda que muitos digam o contrário, muitas pessoas chegam à 2015 prontas para comprar seu imóvel e farão isto com mais segurança se encontrarem um corretor que cumpra suas expectativas.
- Oportunidades
Ok, a economia no Brasil andou para trás, juros altos, crescimento em queda. Diante disto, e em comparação com os anos anteriores o mercado imobiliário, assim como outros setores, apresentou retração. Porém nunca tantas oportunidades foram criadas para os clientes compradores. Dispostas a fazer negócio, muitas construtoras ofereceram descontos, imóveis semi mobiliados entre outras vantagens que deram ao comprador um senso de oportunidade e urgência, gerando negócios para corretores e empresas imobiliárias.
Em 2015, esta tendência deve se repetir e o corretor deverá estar atento a elas para ser ele o portador destas informações aos seus clientes, aumentando suas chances de negócios.
- Consolidação da Internet
A internet deixou de ser uma tendência para se consolidar como o principal meio por onde se prospecta clientes e se oferece imóveis para a venda. A grande notícia é que ela democratizou o acesso para os corretores de imóveis que com R$ 200,00 investidos em portais por exemplo conseguem divulgar suas captações e assim vender e locar mais, independente da ação de construtoras.
Como mostramos, 2015 pode até não ter o cenário tão favorável para a venda de imóveis como aconteceu em anos anteriores. Mas mesmo assim, deverá ser bem melhor do que foi 2014. Portanto, vamos ao trabalho!
Comentários