O que se espera do corretor de imóveis do futuro
A Foxter Cia Imobiliária começou no mercado em 2010 com apenas 15 corretores. Com um time focado fortemente em angariar leads e trabalhando exclusivamente com vendas, rapidamente conseguiu bater outros players tradicionais do mercado em Porto Alegre-RS.
Uma das perguntas que a Foxter fez para os corretores foi: que tipo de corretor você quer ser no futuro? As respostas variaram abordando desde tecnologia à atendimento. Será que isso está alinhado com as perspectivas do que se espera do corretor no futuro?
De fato, a tecnologia vem transformando o mercado, as negociações são diferentes, os ciclos de compras são outros, mas todo o processo de adaptação leva tempo. Por conta disso, ainda vemos que grande maioria das imobiliárias enfrentam um período de transição, e os novos compradores, mais habituados com a tecnologia, ainda encontram vários pontos a serem melhorados.
“A gente já está fatiando o trabalho tradicional do corretor. […] e está deixando o corretor mais livre para fazer o que a gente acredita ser a principal função do corretor. E não vou dizer que é vender. A principal função do corretor, e essa função não tem como eliminar de uma transação imobiliária, […] não existe como vender imóveis sem a presença humana”.
Cristiano Maia
Qual o tipo de presença que o corretor deve ter? A tecnologia está substituindo gradativamente algumas funções que eram exclusivas do corretor e até mesmo deixando outras diretamente na mão do cliente. A compra de um imóvel ainda requer do comprador pesquisa, estudo e avaliações.
“De fato é a compra mais cara que existe na vida de uma pessoa, e eventualmente essa compra significa o maior patrimônio que ela tem na vida dela. Existe uma periferia de emoções circundando uma pessoa que está na janela de saída de um imóvel ou de entrada num imóvel novo, que é um emaranhado muito mais complexo do que simplesmente apresentar o imóvel A para o cliente B e entregar os documentos C, D, E. […] A gente está falando de uma sensibilidade que muito dificilmente você consegue imaginar uma máquina aí conseguindo passar tranquilidade […].”
(Vítor Vasconcelos)
Lucas Vargas e Vítor Vasconcelos conversam com Cristiano Maia sobre tecnologia, adaptação das imobiliárias e o que novo consumidor espera do corretor do futuro.
Escute agora mesmo no Spotify, iTunes, Google Podcasts ou aqui mesmo no blog.
O que você espera do corretor do futuro? Contribua e compartilhe suas impressões comentando ou nos enviando um e-mail.
Comentários