Ficha de captação de imóvel: o que não pode faltar
A ficha de captação de imóvel é um dos principais instrumentos de trabalho do corretor e da imobiliária.
A ferramenta reúne as principais informações dos imóveis e de seus proprietários, simplificando e garantindo mais segurança no processo de venda e locação.
O documento também funciona como um bom checklist para garantir que todos os documentos necessários estão sendo validados durante o processo.
Antes de entendermos quais são as informações indispensáveis para uma ter em mãos uma boa ferramenta para captação de imóveis, vale a pena primeiro entender o que é a captação em si.
O que é captação de imóveis?
A captação de imóvel é a prospecção de novos empreendimentos para integrar o portfólio de uma imobiliária ou corretor de imóveis, para venda ou locação.
O processo consiste em mapear e captar imóveis disponíveis para venda ou aluguel em determinada região, a fim de oferecê-los para seus clientes.
Para que isso ocorra, o profissional deve estar atento aos movimentos do mercado, estudar sua área de atuação de forma estratégica, saber precificar e avaliar documentações necessárias.
No momento da pesquisa, entra o papel da ficha de captação do imóvel, um formulário que vai reunir as principais informações e documentos sobre o imóvel captado.
O que não pode faltar na ficha de captação de imóvel?
Embora o modelo da ficha de captação de imóvel possa variar de acordo com o profissional e a imobiliária, existem alguns dados que não podem ficar de fora desse formulário.
Confira o checklist:
- Dados pessoais do proprietário do imóvel
- Dados e descrição do imóvel (metragem, endereço, IPTU, descrição da edificação, como número de quartos, vagas de banheiros, entre outros)
- Valor do imóvel
- Valor do condomínio e outras taxas (se houver)
- Sinalizar se o imóvel está ocupado ou desocupado
- Infraestrutura própria (em caso de prédio ou condomínio fechado)
- Remuneração acordada entre corretor e proprietário
- Detalhes da visita (horário, retirada de chaves etc)
- Assinatura das partes (moradores e corretores)
Ficha de visita de imóvel
Outra ferramenta que facilita a vida do corretor de imóveis e da imobiliária é a ficha de visita do imóvel.
Este documento tem basicamente a função de comprovar a visitação dos empreendimentos oferecidos pelo corretor a potenciais compradores ou locatários.
Um excelente recurso para ajudar a organização do trabalho e garantir a existência de dados que possam ser processados depois para contribuir com a estratégia de venda.
A ficha de visita de imóvel para venda ou locação funciona mais como uma declaração do que como um formulário, que é o caso da ficha de captação de imóveis.
Na ficha de visita, é importante conter os dados imóvel e do corretor ou imobiliária em questão, e um breve texto explicando a motivação da assinatura.
Veja um exemplo de ficha de visita de imóvel:
“Declaro, na qualidade de possível comprador ou locatário, ter tomado conhecimento in loco do(s) imóvel(eis) abaixo citados. Informo também que obtive todos os esclarecimentos necessários referente a valores e condições de pagamento com o corretor ______________, registrado sob o CRECI _______.
Imóveis visitados:
Cód.:______ Endereço:_________________________________________
Dados do cliente
Nome:
CPF:
Assinatura:
Dados do corretor
Nome:
CRECI:
Assinatura:
_____________________(local), __ de ______ de 20__ (data)”.
Ficha de captação tem valor jurídico?
Uma dúvida comum sobre a ficha de captação de imóveis é se a ferramenta tem validade jurídica para garantir comissão.
A resposta é: sim, caso o comprador venha a fechar negócio com outro corretor ou mesmo diretamente com o proprietário após a assinatura da ficha, o profissional pode acionar as partes na justiça para solicitar o pagamento da comissão.
Apesar do documento valer como um argumento para reivindicar a comissão, vale sempre consultar profissionais jurídicos antes de tomar qualquer decisão.
Além disso, é fundamental atentar para as informações contidas na ficha e garantir que ela contém os dados corretos e está assinada pelas partes envolvidas para ter validade jurídica.
Tanto a ficha de captação de imóvel quanto a ficha de visita são ferramentas importantes para facilitar o dia a dia do corretor e garantir mais segurança e transparência no processo.
Dica extra: Explique sempre a função de cada um desses documentos para seus clientes, de modo a esclarecer dúvidas e oferecer mais confiança à negociação.
Gostou das dicas sobre a ficha de captação de imóvel? Conte nos comentários se você já usa essa ferramenta no seu dia a dia!
Comentários