Estratégias para melhorar os resultados da sua imobiliária
A consciência de que a internet é o principal canal para prospecção de clientes para o mercado imobiliário já é realidade para a grande maioria dos empresários do setor. Mas ainda é grande o número de profissionais que, apesar de investirem em ferramentas digitais, não conseguem alcançar os resultados esperados.
Recebo ligações de amigos corretores ou donos de imobiliárias que manifestam sua frustração por não atingir os objetivos planejados no momento em que contrataram ferramentas para servirem de auxílio ao seu negócio.
Para ajudar aqueles que me procuram com problema parecido, apresento um diagnóstico baseado em informações que podem ser extraídas dos próprios canais da imobiliária e que compartilho aqui com vocês:
Qual o número de contatos gerados pelos seus canais?
Site, e-mails e ligações para saber sobre seus anúncios. Tudo deve ser contabilizado para que você saiba qual o número de contatos que seus canais digitais são capazes de gerar por mês. Parece incrível, mas muitos gestores não sabem responder esta pergunta.
Sem este número, não é possível medir vários outros indicadores importantes como custo de aquisição de contatos ou entender qual a forma de captação mais eficiente, por exemplo. Como é provável que você tenha esta informação no seu CRM ou mesmo em uma planilha, vamos ao próximo passo que fala sobre as pessoas que navegam pelo seu site.
Qual é o volume do tráfego do seu site?
O volume de pessoas que passam pelo seu site é um dado muito importante e que não deve ser ignorado. Mesmo assim, muitos donos de imobiliárias não se atentam a ele. Conhecer o volume do tráfego é o ponto de partida para entender em que estágio estão os seus canais de atendimento e o quanto seus anúncios estão sendo atrativos.
Além do web analytics, a maioria dos softwares imobiliários fornecem este número em sua página inicial. Portanto, mesmo que você não tenha muita afinidade com ferramentas digitais, não será difícil descobrir a audiência do seu site. Com isso, é possível descobrir um segundo passo: qual a taxa de conversão do seu site?
Qual a taxa de conversão do seu site imobiliário?
Com o número de contatos gerados dividido pela quantidade de acessos, você tem a taxa de conversão do seu site. É uma conta bem simples: se o seu site tem 5000 acessos por mês e gera 100 contatos no período, seu site tem uma conversão de 2%.
A grande maioria das empresas se assusta quando começa a medir resultados e encontra taxas de conversão de 5, 6, 10%, mas estes números são pontos de partida para conseguir criar um planejamento estratégico para melhorar a eficiência do site e de seus canais digitais.
O que fazer com estes dados?
No livro Alice no País da Maravilhas, a personagem está perdida e quando pede ajuda ouve como resposta: – “Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”. Trazendo isto para o nosso contexto, se você não souber informações importantes como a quantidade de contatos recebidos, o tráfego e a taxa de conversão do seu site, você dificilmente saberá o que precisa melhorar para ter mais resultados.
Mas de posse destes indicadores, você pode recomeçar e escolher algumas opções para conseguir que a sua imobiliária tenha uma melhor presença digital.
A primeira delas é a minha favorita: buscar capacitação! A formação do corretor de imóveis não inclui conhecimento aprofundado em marketing ou em internet. Este é um dos motivos pelos quais é difícil para que os profissionais consigam gerenciar suas próprias ferramentas.
E por mais que existam muitos outros trabalhos para serem feitos em sua agenda, ao menos a noção de campanhas de e-mail e de publicidade online é possível (e preciso) ter.
Para isso, existe muito material disponível na internet como aqui mesmo no VivaCorretor e em eventos como o Conecta Imobi por exemplo.
Esta pode não ser a solução mais rápida, mas é certamente a que mais irá gerar resultados de longo prazo pois você está apostando no seu conhecimento.
Outra opção é procurar ajuda profissional. Para operar seus canais digitais, seu site e toda sua estratégia online, é importante contar com o apoio de profissionais, seja por meio de um departamento específico criado em sua empresa ou contratando uma agência para este fim.
O grande problema neste ponto é alinhar expectativas! Não adianta contratar uma agência ou um profissional e esperar que milagres aconteçam. Todo trabalho deve começar com a leitura dos indicadores apresentados aqui, a criação de metas de crescimento e qual a estratégia desenvolvida para isto.
Se você optar por este caminho, entenda que o resultado virá com muita disciplina e alinhamento constante entre os envolvidos.
Agora, se você não tem tempo a perder e quer resultados agora, enquanto se capacita para entender mais sobre as ferramentas ou não encontra uma agência adequada, você também pode considerar aumentar sua participação e investimento em portais para continuar gerando mais contatos.
Portais possuem alta audiência e conseguem gerar muito valor para seus clientes pois possuem equipes de especialistas em tecnologia e marketing. Você e sua empresa podem aproveitar de todo o tráfego presente nos portais, melhorando seus anúncios ou gerando mais destaques, por exemplo.
Existem outros pontos que devem ser levados em conta na estratégia de marketing de sua imobiliária. Levantei aqui os que são capazes de te ajudar imediatamente, auxiliando sua empresa a gerar mais resultados e mais vendas.
Até a próxima
Denis Levati
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