Conecta Imobi – SEO para marketing imobiliário

A 4ª edição do Conecta Imobi, maior evento do mercado imobiliário da América Latina, trouxe diversos profissionais do setor de tecnologia, marketing e vendas para palestrar no evento. Entre eles, o diretor de SEO da agência Conversion, Túllio Bassi, revelou alguns insights sobre este tipo de estratégia que podem auxiliar os corretores de imóveis a se tornarem ainda mais presente nos buscadores online, como o Google, por exemplo.
De acordo com o palestrante, cada vez mais as buscas substituem procedimentos que antes levávamos um certo tempo até encontrar todas as informações que gostaríamos, como buscar o elenco inteiro de um filme, entender os principais sintomas de algumas doenças, encontrar lojas que contenham determinado produto, entre outras pesquisas.
Túllio explicou sobre o termo “SEO” – “É o conjunto de ações e estratégias que potencializam o posicionamento de um site nas páginas de resultados de buscas orgânicas.” Ele também falou sobre a diferença dos links patrocinados, que são movidos pelo orçamento investido nos mesmos e os links orgânicos (estes fazem parte dos “pilares” de SEO), que são movidos pela relevância e autoridade de um site.
Algoritmos em SEO
As técnicas que envolvem o SEO, como os algoritmos também foi pauta da palestra do especialista. De acordo com ele, podemos considerar os que são similares à leitura humana e os que leem basicamente os HTMLs das páginas. Túllio ainda alertou sobre as mudanças que o Google realiza nos algoritmos por ano (variam de 500 a 600 atualizações). Por isso, é preciso ficarmos sempre atentos nas regrinhas estabelecidas pelo buscador para conseguirmos bons posicionamentos.
Critérios de SEO
Cerca de 200 critérios são levados em consideração no momento da busca. Como:
- Autoridade do domínio;
- Links para as páginas;
- Palavra-chave e conteúdo da página;
- Qualidade técnica da página;
- Busca pela marca;
- Dados de uso e tráfego;
- Sinais sociais em páginas.
Pilares do SEO
1º – Autoridade do site – este é o principal indicador da reputação de um domínio. O critério representa 20.9% em SEO e é calculada, basicamente, pela quantidade e qualidade dos links que um site recebe.
2º – Relevância Onpage – este critério significa que quanto maior a relação entre a busca e o conteúdo, maior a chance do resultado ser o que o cliente está precisando encontrar. Alguns pontos “Onpage” que agregam são:
- Título;
- Conteúdo e subtítulos;
- Linkagem interna;
- Otimização de imagens;
- Demais pontos técnicos.
Algumas dicas para o Title (Título) são:
- Convencer o Google e o usuário;
- Inserir a palavra-chave no começo;
- Variar na continuação do título;
- Inserir até 71 caracteres (com espaço).
Subtítulos: ajudam a criar uma leitura mais fluida e organizada do texto.
Os links devem estar sempre à mostra. É importante que realmente haja uma ligação com as palavras e conteúdos que estão sendo “oferecidos” nestes links. Uma dica é usar keywords relacionadas com o assunto posterior.
Para otimizar as imagens é possível descrevê-las e aproveitar as palavras-chave mais relevantes.
Sobre os demais pontos técnicos, os principais pontos envolvem pensar: quanto tempo a minha página demora para carregar completamente? Uma ferramenta do próprio Google que pode auxiliar na mensuração deste dado é: https://developers.google.com/speed.
Outro questionamento a se fazer é se o site é responsivo, ou seja, se o mesmo se adapta aos diversos formatos de telas (computador, tablet, celular etc).
São diversas as estratégias que podem ser utilizadas para otimizar os seus conteúdos online. E você, utiliza SEO em seus conteúdos online? Deixe seu comentário para nós.
Comentários