Os principais aprendizados do Conecta Imobi 2018
Participo do Conecta Imobi desde a sua primeira edição, em 2014. O evento preencheu um vácuo de um ecossistema cheio de profissionais carentes de conteúdo e trouxe inovações que permitiram o desenvolvimento de todo o mercado.
Em pouco tempo, o Conecta Imobi se transformou não só em uma oportunidade para compartilhar e conhecer cases de sucesso, como também no grande encontro anual dos profissionais do mercado imobiliário.
A última edição, realizada no início de setembro, foi a maior de todas e, ao meu ver, também a melhor, superando as edições anteriores em todos os aspectos: em número de participantes, em organização, em conforto e em curadoria de conteúdo.
Compartilho com vocês minhas impressões a respeito do Conecta Imobi 2018 e porque o evento tem tudo para ser ainda melhor no ano que vem.
O Impacto da tecnologia no mercado imobiliário
A tecnologia e o impacto dela na vida das pessoas foi um tema muito abordado no Conecta deste ano. Se por um lado, clientes e moradores não abrem mão do conforto e das facilidades proporcionadas pelo uso das novidades tecnológicas, por outro, corretores e empresas do setor precisam se preparar para este novo mundo.
Novas opções de serviços surgem à medida que se descobre como melhorar a vida das pessoas. Esta dinâmica não diminui, ela é uma crescente e o mercado imobiliário deve ficar atento a isto.
E não estamos falando de negócios tão inovadores como a Uber ou a AirbNb. São pequenas soluções, desde entregas em condomínios, serviços de documentos e despachantes e outras, que surgem para facilitar a vida das pessoas.
Atenção e disciplina aos processos
Diferente do que acontecia há cinco anos, hoje o mercado imobiliário brasileiro é mais maduro e, de modo geral, sabe o que é preciso fazer para negociar imóveis na internet.
Graças também ao Conecta Imobi, existe hoje muito conteúdo disponível para os profissionais que desejam melhorar sua performance. Mas ficou claro que é preciso muita dedicação e disciplina para que os resultados comecem a aparecer da maneira como se espera.
De todas as palestras que assisti, tiveram três que me chamaram realmente a atenção para este tema, são elas:
– Palestra do Guilherme Carnicelli, do Café Imobiliário
Guilherme falou muito sobre a necessidade do planejamento. Hoje, a maior parte dos corretores de imóveis não investem tempo em planejar seu próprio trabalho. O diferencial não está em atender mais em menos tempo, mas sim em falar com aquele perfil de cliente que você sabe vender. Para não cair no vício de atender todo tipo de cliente, é necessário muita disciplina.
– Palestra do Guilherme Machado, do Grupo Quebre as Regras
Usando um flip chart, Guilherme Machado mostrou a necessidade de compreender a jornada do cliente, desde o início da sua busca até o fechamento do negócio. Relacionamento é um dos fatores mais importantes no mercado imobiliário, e se o corretor não souber usar a abordagem certa em diferentes momentos da jornada de compra, correrá o risco de perder a maioria dos seus contatos para o concorrente.
– Palestra da Mariana Ferronato, do Grupo ZAP
Foi na palestra da Mariana Ferronato que vi várias tendências recém trazidas dos EUA. Ali, ela me fez ver como é importante ter dedicação e disciplina para qualquer estratégia que você adote: fazer vídeos, conteúdo, trabalhar com mensagens através de newsletter via celular. Em qualquer uma dessas atividades, não é o quanto de dinheiro investido que irá determinar o sucesso do seu negócio, mas sim o quanto você realmente coloca em prática o que aprende.
Inovar é necessário
Outra mensagem muito importante que trago do Conecta é sobre a necessidade de inovação. Cases como o da Infinity Imobiliária, que criou um verdadeiro serviço público aos moradores e visitantes de Torres, RS e que apresentou uma maneira muito criativa de se relacionar com seus clientes, mostraram que não basta fazer uma boa intermediação, é preciso ir além.
Rafael Landa, Fundador da Cercle, provocou os participantes pela busca de uma nova visão sobre os seus negócios, como alternativa para a mesmice das campanhas publicitárias para vender imóveis, que já estão se tornando ultrapassadas.
Empreender é possível
Para terminar alguns dos insights da 5ª edição do Conecta Imobi 2018, a palestra de Robinson Shiba foi um delicioso alento para quem deseja empreender, mas ainda não tem coragem de dar o primeiro passo, ou ainda, investir em novas formas de expandir seu negócio.
Mesmo não sendo um empresário do setor imobiliário, a história de Shiba é inspiradora e deixou a mensagem de que, mesmo em tempos difíceis, empreender é possível. Para um mercado como o nosso, que foi tão castigado pela crise, uma mensagem positiva é muito importante.
Você é umas das 4.500 pessoas que participou do evento? Encontrou algo que não mencionei? Compartilhe nos comentários.
Até a próxima
Denis Levati
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