5 dicas de como ser corretor de imóveis em Portugal

Buscar oportunidades profissionais fora do país é algo cada vez mais comum em diversas áreas, e não é diferente no setor imobiliário. Já falamos aqui sobre como é atuar nessa área nos Estados Unidos, agora vamos falar sobre outro país que vem chamando a atenção dos profissionais: como ser corretor de imóveis em Portugal.
A facilidade da língua portuguesa, semelhante à nossa, e o mercado aquecido do país europeu podem ser atrativos para quem quer atuar fora do Brasil. Mas será que vale a pena ser corretor em Portugal? O que você precisa saber antes de investir nessa empreitada?
As dúvidas podem ser muitas, por isso, reunimos aqui as principais informações necessárias para você se preparar caso deseje empreender na carreira de corretor em Portugal.
Confira nossas dicas:
1- Separe os documentos necessários
Antes de iniciar essa jornada, é importante saber quais são os documentos exigidos para a atuação como corretor em Portugal. Essa etapa é mais simples do que parece, mas é importante entender quais são exigências do mercado imobiliário português para os profissionais.

Que documentos são necessários para trabalhar como corretor em Portugal?
Não há necessidade de se ter um registro específico para exercer a função de corretor de imóveis em Portugal.
Diferente do Brasil, que exige o registro no CRECI, não há exigência de nenhuma certificação específica.
A única exceção se aplica a quem quer abrir uma imobiliária em Portugal. Neste caso, é necessário emitir uma licença de mediação imobiliária junto ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção.
Para atuar como corretor de imóveis em Portugal, é necessário, antes de mais nada, que a pessoa tenha autorização para trabalhar em território português.
Se você não tem cidadania portuguesa ou europeia, vai precisar de um Visto de Trabalho, conhecido como Visto D1.
Para a emissão desse visto, o governo português exige um comprovante de promessa de emprego ou um contrato de trabalho.
Por isso, se você quer trabalhar como corretor em Portugal, o primeiro passo é pesquisar vagas no país.
2- Fique de olho nas vagas
Agora que você já sabe da necessidade de se ter uma oportunidade em vista para fazer essa mudança, anote algumas dicas sobre onde encontrar as melhores vagas para corretor de imóveis em Portugal.
Como buscar oportunidades para ser corretor em Portugal?
Há diversos sites de vagas de emprego que reúnem oportunidades em Portugal, incluindo posição de corretor imobiliário.
Uma boa dica para iniciar essa busca é se apropriar dos termos utilizados no português de Portugal. Por exemplo, lá, o corretor de imóveis ganha também o nome de “consultor imobiliário” ou “agente imobiliário”.
Vale acessar os sites das principais imobiliárias de Portugal, que normalmente contam com uma sessão de vagas de emprego, além de recorrer às oportunidades publicadas em plataformas como o LinkedIn.
No caso da rede social, é importante manter seu perfil atualizado com suas experiências e principais atributos profissionais.
Além disso, a busca pode ser mais eficiente com um alerta de vagas para corretor em Portugal.
Sempre que surgir uma oportunidade nova publicada no LinkedIn, você ficará sabendo e poderá avaliar a possibilidade de aplicar para aquela vaga.
3- Tenha um bom planejamento financeiro
Essa é uma dica que vale para a atuação em qualquer mercado, mas é importante saber como funciona a remuneração do corretor em Portugal e se preparar também no quesito financeiro.
Quanto ganha um corretor de imóveis em Portugal?
Essa é uma das principais dúvidas quando o assunto é exercer a profissão em outro país.
Assim como no Brasil, um corretor em Portugal também é remunerado através de comissões por negócio fechado.
Algumas empresas trabalham com o formato de remuneração fixa, mas este modelo é mais raro de se encontrar.
Se você pensa em ser corretor em Portugal, a dica é ter um bom planejamento financeiro e ter em mente que sua remuneração vai variar de acordo com o seu desempenho. Portanto, se capacitar e ter uma rotina de trabalho organizada é indispensável.
De acordo com sites especializados como o Indeed e o Talent, um corretor de imóveis em Portugal ganha em torno de € 1,200 e € 1,700 por mês.
Lembrando sempre que essa é uma média – que pode variar para mais ou menos de acordo com os negócios fechados.
4- Mantenha o currículo em dia com suas habilidades e experiências
Um currículo e um perfil bem construído faz toda diferença na hora de concorrer a vagas em outro país.
Não é diferente na empreitada de atuar como corretor imobiliário em Portugal.
Para te ajudar, aí vão algumas informações sobre os requisitos mais comuns em anúncios de emprego no país europeu.
O que as empresas imobiliárias procuram em um corretor em Portugal?
Na sua busca por oportunidades como corretor de imóveis em Portugal, você vai se deparar com vagas diversificadas.
Enquanto algumas exigem experiência na área, outras colocam esse requisito como algo desejado, mas não obrigatório.
O que é unanimidade na maioria dos anúncios são atributos que um corretor deve ter em qualquer lugar do mundo: boa capacidade de comunicação, habilidade em vendas e negociação, dinamismo e proatividade.
A experiência como corretor no Brasil conta e muito. Não deixe de destacar suas vivências anteriores no setor quando for criar seu currículo ou perfil nos sites de vagas.
5- Invista em capacitação para se destacar no mercado
Um ponto que chama a atenção no mercado imobiliário de Portugal é a possibilidade de capacitação presente nas oportunidades de emprego, já que as empresas do ramo oferecem formações para seus corretores.
Isso não significa, no entanto, que uma capacitação prévia não seja bem vinda. Muito pelo contrário, no desafio de adentrar no mercado em outro território as capacitações prévias podem fazer toda a diferença.
Aproveite as oportunidades de formação disponíveis no mercado, como o Conecta Academy, para se especializar e tornar seu currículo ainda mais competitivo.
Desbravar novos mercados é um desafio instigante e que pode ser uma excelente oportunidade para corretores de imóveis. Vale a pena avaliar as possibilidades e se preparar para uma empreitada que pode alavancar a sua carreira.
E você, já pensou em atuar como corretor de imóveis em Portugal? Tem curiosidade de saber sobre mais países? Compartilhe com a gente nos comentários!
Comentários