Como prestar um excelente atendimento via chat
A ferramenta chat é muito importante pois permite a interação em tempo real entre potenciais clientes e corretores de imóveis. Ao atender um chat, o corretor deve procurar ser o condutor do diálogo.
A medida que ganha experiência fará com que isto de maneira natural e eficiente. Segue abaixo um bom exemplo de como um chat pode ser em desenvolvido tendo em mente um roteiro padrão:
1. O Cuidado na apresentação:
A ferramenta de chat desta empresa já apresenta o nome do corretor e seu telefone, o que dispensa uma uma segunda apresentação. No exemplo, o cliente solicitou atendimento e informações sobre um determinado empreendimento.
Sem pedir nenhum número ao cliente, o corretor perguntou educadamente se a conversa poderia continuar pelo telefone.
Diante da impossibilidade do cliente, o corretor não se indispôs, ao contrário, seguiu para a fase de sondagem.
2. Utilizando a sondagem desde o início
Quando um cliente pede informações sobre determinado projeto como é neste caso é muito importante descobrir qual a origem deste lead. Outro ponto positivo foi situar o cliente quanto a valores e para não perder tempo com maiores explicações sugeriu enviar por e-mail fluxo de pagamentos e outros detalhes.
A sondagem segue colhendo informações sobre local de moradia, metragem e outras características importantes para o auxílio no atendimento.
3. Identificando as necessidades para direcionar a novas ofertas
Após sondar o cliente e colher informações sobre como deve ser o imóvel que ele procura, é hora de identificar as necessidades e a colher informações financeiras deste cliente, tomando muito cuidado para não ser invasivo, nem tampouco julgar a capacidade de compra do mesmo. Seja sutil.
4. Colhendo Informações comerciais
Identificadas as necessidades do cliente e colhidas suas informações comerciais cabe ao corretor apresentar imediatamente opções viáveis de imóveis de acordo com o perfil. É também este o momento de solicitar as informações particulares dos clientes como e-mail e telefone.
5. Agendando a visita na finalização do chat:
Lembre-se sempre: o objetivo do chat é marcar uma visita, uma reunião presencial em algum lugar, preferencialmente no imóvel. Se isto não for possível, os escritórios da imobiliária ou do próprio cliente serão alternativas.
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