Quem ousa, vence: as lições do capitão do penta Cafu
Ninguém melhor do que um líder internacionalmente reconhecido para falar sobre motivação, ousadia, persistência e conquistas. Para fechar a maratona de palestras no Stage do Conecta Imobi 2022, tivemos a participação do capitão do penta do Brasil: Cafu! Não só ele, como também Mariah Morais (jornalista e primeira comentarista mulher de futebol), preencheram o palco com as lições da trajetória do jogador que o fizeram chegar ao patamar de um dos maiores campeões que o esporte já viu.
Mariah abriu a palestra destacando o conteúdo apresentado no Conecta 2022. “É muito importante estar aqui e eu me sinto com muita responsabilidade em entregar alguma coisa pra vocês depois de vocês terem ouvido tantas pessoas maravilhosas. Eu acho que vocês vão sair muito nutridos de informações de como fazer com que os seus negócios, as suas vendas prosperem”, falou.
A jornalista trouxe ainda a importância da humanidade no mercado imobiliário. “Apesar de a gente viver em um mundo tão maluco por prosperidade, vendas e resultado, que vocês não esqueçam de um grande detalhe: a humanidade. Sabe por que eu falo isso? Porque vocês trabalham com sonhos e às vezes até com desilusão. É muito importante que vocês tenham a sensibilidade em entender o momento que aquela pessoa está vivendo”, falou.
Ainda segundo Mariah, a ousadia e a persistência é que faz bons líderes. E, levando em consideração essas características, Cafu se destaca. Perseverante, obstinado e paciente, antes de ser o capitão da seleção brasileira pentacampeã, o jogador havia sido reprovado em nove peneiras antes de começar a prosperar no futebol.
Hoje, Cafu é um dos grandes nomes do futebol mundial. Além da seleção brasileira, o ex-lateral-direito fez carreira em clubes como São Paulo, Palmeiras, Roma e Milan – e até ganhou uma Bola de Ouro, que celebra o melhor jogador da temporada.
Porém, para manter-se firme – no momento das dispensas e reprovações – e poder chegar onde chegou, Cafu reforça que o importante mesmo é “sermos os melhores naquilo que fazemos”.
“Por nove vezes eles falaram que eu não servia para ser jogador de futebol, que eu jamais seria jogador de futebol. Mas uma coisa que eu tinha certeza é que eu seria jogador de futebol. Eu não podia deixar um treinador que nunca me viu treinar decidir aquilo que eu queria ser. Não deixem ninguém decidir por vocês aquilo que vocês querem ser” (Cafu)
Falando principalmente sobre a participação da sua família na sua trajetória, Cafu destacou ainda que as pessoas que estão ao nosso lado fazem toda a diferença para o nosso processo de conquistas. “A pessoa do seu lado nesses momentos é a pessoa mais importante da sua vida”, falou o capitão do penta.
Para Cafu, ninguém prospera plenamente sozinho. Tanto no esporte, como no mundo corporativo, é necessário pensar sempre no coletivo. E, nas duas situações, uma boa liderança é o que faz a diferença na busca por títulos ou no alcance de metas. “O verdadeiro líder é aquele que tira o melhor de cada pessoa, independente da sua função”.
Em uma espécie de bate-papo descontraído no palco, o capitão do penta e Mariah ainda aproveitaram o Conecta Imobi 2022 para falar sobre a importância de estar preparado para as chances que são dadas e deu como exemplo a final da Copa de 94.
“Nós não sabemos a que horas ou em que momento aquela oportunidade vai vir. Eu me preparei durante 45 dias e a oportunidade apareceu pra mim apenas na final da Copa do Mundo contra a Itália. Se eu não estivesse preparado, eu não teria jogado. Quando o Parreira perguntou ‘Tá pronto?’, eu já estava com a chuteira amarrada, camiseta pra dentro do short e pronto pra entrar. Então, se preparem. O treinamento vai levar vocês à perfeição”, ressaltou.
Para finalizar, Cafu falou ainda que, ser o líder da seleção brasileira para ele, era fazer com que cada peça se sentisse importante para o cenário geral – mais uma vez destacando o papel de cada um para a prosperidade de um time.
“Individualmente, eu fiz com que cada um se sentisse importante, que cada um se sentisse responsável. Para que todos eles pudessem ser os melhores naquilo que eles estavam fazendo” (Cafu)
Ovacionados pelo público do Conecta Imobi 2022, Cafu e Mariah Morais deixaram algumas lições importantes e emocionantes que marcaram o fim do evento.
Comentários