Faça um atendimento personalizado com perguntas-chave

Chegar ao nível de conhecer o cliente muito bem para realizar um atendimento personalizado não é tarefa fácil. Pensando nisso, separamos 5 perguntas-chave para auxiliar a traçar o perfil dos interessados nos imóveis da nossa carteira. Confira:
1 – Quais as opções de localidade preferida?
Este tipo de pergunta pode ser essencial visto que, na maior parte dos casos, o cliente busca um imóvel numa localidade diferente de onde ele mora. Geralmente, a melhora na qualidade de vida é um dos quesitos mais buscados por quem deseja encontrar um novo lar para viver. Depois que ele informar a região de preferência, podemos indicar os locais que tem mais a ver com o que foi descrito.
2 – Vai se mudar com a família? Quantos filhos ou membros da família moram com você?
Essa pergunta será essencial para nos ajudar a descobrir o tamanho do imóvel que devemos oferecer para o cliente. O número de pessoas que vão acompanhar a mudança podem influenciar o número de banheiros e quartos necessários para todos de modo confortável e com privacidade. Entretanto, vale lembrar que é preciso dar total liberdade para que o cliente comente o desejo de ter opções com mais ou menos quartos e banheiros.
3 – Gostam ou tem animais? Quantos e quais?
Animais de estimação são outro ponto comum nas famílias brasileiras e em todo o mundo. Este tipo de pergunta pode nos ajudar a identificar, principalmente em caso de preferência por apartamentos, as propriedades que não atendam apenas as necessidades do cliente, como também de seu bichinho de estimação. Dependendo da espécie do animal, é preciso oferecer um local de quintal ou área similar que seja externa ao imóvel.
4 – Qual a verba que pretende investir na compra do imóvel?
A variação do valor dos imóveis se deve por diversos fatores, como:
- Quantidade de quartos;
- Quantidade de banheiro;
- Áreas externas;
- Garagem;
- Entre outros.
Por isso, entender quanto o cliente está disposto a pagar pode nos auxiliar a filtrar as opções e eliminar uma série de possibilidades que não se encaixam no perfil do cliente, fazendo com que não utilizemos energia “desnecessária” em propriedades que não são do interesse dos potenciais compradores.
5 – Qual a forma de pagamento pretendida?
Entender a forma de pagamento do cliente também pode auxiliar em otimizar algumas etapas do atendimento. Clientes que desejam pagar à vista, por exemplo, na maioria das vezes economizaram anos e anos para realizar este sonho. Sendo assim, passar por uma experiência negativa neste momento seria traumatizante e não daria a ele o tempo necessário para recuperar o que perdeu.
Por isso, o primeiro contato é essencial não só para utilizar as perguntas-chave, mas para criar um laço de confiança com o cliente.
Para aqueles que desejam financiar o imóvel, os cuidados não deixam de ser prioridade, visto que o compromisso de comprar uma propriedade pode comprometer boa parte da vida com esforços de economia e esforço para pagar.
A grande lição que fica é que ouvir o que os clientes têm a dizer é essencial em qualquer um dos casos. Além disso, oferecer diversas opções que se encaixem no perfil de cada um e garanta o fechamento de um negócio sem arrependimentos.
Com isso, além de evitar problemas para o nosso nome como profissional, teremos os clientes ao nosso lado quando precisamos de indicações e outros métodos de apoio.
E você, quais perguntas costuma fazer aos clientes para entender o melhor tipo de imóvel para cada necessidade? Conte para nós nos comentários.
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