4 aprendizados de empresários bem sucedidos do mercado imobiliário
Confira as experiências de executivos do mercado imobiliário que fortaleceram os seus negócios e ajudaram no sucesso das empresas
O mercado imobiliário atual atrai constantes renovações. Mesmo sendo um segmento no qual a jornada de compra é longa, quando comparado a outros, a inovação não para de acontecer. Nesse cenário, é normal tentarmos novas ideias e modelos de negócios.
Para nos ajudar a avaliar opções e caminhos que podemos seguir, vale conhecer a experiência de outros profissionais do segmento.
Por isso, compartilhamos aqui 4 aprendizados de empresários de sucesso do mercado imobiliário. Confira a troca de experiências de Rodrigo Luna, presidente da Plano e Plano; Rubens Oseki, diretor-presidente da BR House; Germano Leardi, presidente da Leardi e Claudio Hermolin, presidente da Brasil Brokers, que aconteceu durante o Conecta Imobi 2018.
1 – Novas fontes de receita
O mercado imobiliário é uma esteira, com inúmeras oportunidades de negócios atreladas. São diversas soluções para os vários momentos da jornada de compra, que podem auxiliar os profissionais do segmento a realizar a venda. Pensando dessa forma, a Brasil Brokers começou a diversificar os negócios, trabalhando para não ser conhecida apenas pelo foco no mercado primário.
A empresa ampliou o leque para também se tornar relevante na locação e no crédito, por exemplo. Para termos uma ideia de como olhar para outras oportunidades é interessante, em 2016, apenas 20% da receita da Brasil Brokers era de outros negócios que não a venda de imóveis. Hoje, esse número já está em 50%. A empresa quer tornar essa divisão mais homogênea, focando na diversidade de negócios ligados ao mercado imobiliário.
2 – Presença em outras praças
A presença em outras cidades vai depender da estratégia da sua imobiliária. A BR House, por exemplo, nasceu ao mesmo tempo no Distrito Federal, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande. A imobiliária precisava atuar nas quatro praças porque tinha um compromisso inicial de focar nas vendas do estoque de um parceiro. Assim como outras empresas do segmento de imóveis, a BR House diversificou, entrando no mercado secundário e de crédito.
A imobiliária não tinha certeza se manteria presença nas quatro cidades, mas as praças se mostraram viáveis para fazer negócios. Campo Grande e Cuiabá tiveram bom retorno em investimento e custo fixo menor que Goiânia e Brasília. Esse comportamento fez com que a BR House decidisse manter o foco de médio porte, que tenham entre 500 mil e 2 milhões de habitantes. As operações também continuam no Distrito Federal e Goiânia por questões estratégicas.
3 – Novos modelos de negócios
Novos modelos de negócios podem ajudar a imobiliária a crescer, mas para mudar o nosso formato, precisamos estar preparados. A Leardi passou 20 anos estudando o modelo de franquias. A imobiliária viu as vantagens e desvantagens do método, que foi implantado há 5 anos (antes disso, os escritórios em outras praças eram operações próprias).
Um dos motivos da Leardi para adotar o formato de franquias era o desafio de conseguir ter um benefício para os profissionais que trabalhavam integral na rede. Um benefício que fosse tão bom quanto o que era dado para a empresa como um todo. No ano de 2013, a imobiliária conseguiu encontrar o modelo ideal, que valorizava os corretores de imóveis.
A tecnologia teve um papel fundamental nessa mudança. Com a facilidade de comunicação, graças à internet, ficou mais fácil também controlar uma rede. Dessa forma, a Leardi consegue dar suporte aos franqueados.
4 – Empresa sólida no mercado
Ter solidez no mercado imobiliário é o desafio de todas as empresas do segmento, já que o setor é de capital intensivo, de longo prazo. Este foi o objetivo da Plano e Plano quando começou há 20 anos.
A incorporadora avaliou o cenário no Brasil e percebeu que não adiantava almejar estar em uma certa posição se não tivesse estrutura para lidar com as oscilações do país. O desafio foi planejar a longo prazo sem saber o que poderia acontecer em 2 ou 3 anos. Atualmente, a Plano e Plano atua em mais de 15 cidades.
Que aprendizados você tem para compartilhar em relação ao mercado imobiliário? Conta para a gente nos comentários!
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