6 coisas para ser produtivo no plantão de vendas
Horas e horas em uma tediosa tarde de ócio à espera do cliente no plantão de vendas podem ser transformadas em conhecimento e tempo produtivo ao invés de simplesmente preencher planilhas, tomar café (quando tem), fazer uma ou outra ligação e jogar conversa fora sobre amenidades.
Para manter-se produtivo durante o período do plantão, siga estas dicas que o Guru do Corretor preparou para você, corretor de imóveis.
Desenvolva seu Blog Imobiliário
Invista um tempo do seu dia para escrever para o seu blog profissional, sendo que os momentos de silêncio no plantão podem servir para você se concentrar melhor e redigir os posts para o seu blog.
Ao mesmo tempo em que você estará ocupando seu tempo com algo produtivo, estará também adquirindo e exercitando o conhecimento sobre seu bairro foco, sobre a vizinhança de um empreendimento, sobre arquitetura, decoração, legislação, etc.
Se você conseguir manter seu blog com ao menos 2 posts semanais, isto já será um ótimo número – mas lembre-se de manter a relevância e de não utilizar o blog para vender-vender-vender.
Aprenda aqui a desenvolver seu blog imobiliário.
E aqui, sobre como escrever para o seu blog.
Relacione-se em redes sociais (profissionalmente)
Frequente grupos no Facebook voltado para corretores de imóveis, Faça o mesmo em grupos do Linkedin. Neles você poderá trocar informações locais, discutir sobre a profissão, fazer parcerias comerciais e espalhar seu nome dentro do próprio mercado.
Atualize-se
Acompanhe os blogs do mercado e sites de notícias para acompanhar o mercado e novas estratégias de marketing e vendas. Existem diversos sites que, como o Guru do Corretor, são especializados no mercado imobiliário e produzem conteúdo de qualidade para você. Acompanhe estes:
Guilherme Machado
MarketingImob
Corretor Conectado
Guru do Corretor
Cuide de seus anúncios
Se você possui acesso ao sistema da sua imobiliária estando no plantão, procure usar este tempo “vago” para caprichar nas descrições dos seus imóveis e anúncios, preenchê-los com mais informações ou atualizar seu status.
Esta manutenção certamente ajudará você a vender uma captação com mais velocidade e dar mais visibilidade para ele em portais imobiliários como o VivaReal, que usa o fator “atualização” como determinante para o posicionamento de um imóvel.
Faça uma agenda de relacionamento com clientes
Da mesma forma que você precisa atualizar seus imóveis, atualize-se também com seus clientes – os que compraram, os que estão comprando, os que venderam ou que estão vendendo. Mas faça isto de forma organizada.
Aproveite o tempo no plantão para definir um fluxo de ligações para estes clientes que já fecharam ou não um negócio com você.
Use a planilha abaixo para controlar o “quando” ligar novamente. Nela já definimos algumas datas, baseadas na data de início de contato, sendo contatos aos 5, 12, 18 e 28 meses depois.
Nestes contatos você pode sondar se o cliente pensa em mudar-se novamente,se há alguma indicação ou para simplesmente saber se está tudo bem com imóvel. Mas defina bem o motivo da ligação para não ser pego pelo vácuo de uma conversa sem sentido. Não tome tempo do seu cliente à toa.
Estude sua Câmera
Dê um passeio pelo decorado com a sua câmera e aproveite o momento para treinar suas habilidades em fotografia imobiliária. Teste, teste, teste.
Teste recursos da câmera, teste ângulos, teste janelas abertas e fechadas (se houver), fuce em botões, leia na internet sobre sua câmera e aprenda a tirar o máximo dela. Teste bastante novos ângulos para o mesmo cômodo e assim você vai adquirir a intuição necessária para “sentir” de qual ponto será a melhor foto do imóvel.
Leia este post aqui no Guru para compreender mais sobre recursos de câmeras digitais e até mesmo do seu smartphone.
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