O que o Porta dos Fundos tem a ensinar sobre venda de imóveis?
O já consagrado grupo de humor, Porta dos Fundos, famoso por seus vídeos no YouTube, deu uma lição e tanta sobre como vender imóveis para qualquer cliente em seu vídeo intitulado Poltergeist. Mas, o que um grupo de humor tem para acrescentar às estratégias de vendas de corretores de imóveis de todo o Brasil?
Veja você mesmo no vídeo e depois leia alguns comentários que podem elucidar sua compreensão sobre “as lições” do Porta dos Fundos para nós do mercado imobiliário.
Quem é seu cliente?
É a pergunta mais importante a ser feita quando você começa um relacionamento com um novo cliente. Ouso dizer que é mais importante do que saber o que ele está procurando. Conhecer o seu cliente é procurar no profundo da sua personalidade, histórico de vida, situação financeira, cultura, sonhos, percepção de mundo; o que ele deseja. É fato que só seu cliente sabe o que é bom para ele, mas cabe a você fazer esta leitura nas entrelinhas de um diálogo ou no silêncio do cliente enquanto visita o primeiro imóvel.
No vídeo, o “fantasma” nada diz, mas o corretor que o atende já sabe bem o que fará ele mais feliz naquela casa e trata de salientar cada ponto positivo para que ele, o cliente, atinja um nível de satisfação acima do que ele queria.
Ele, embora não tenha dito, queria simplesmente uma casa para assombrar. Simples. Mas e o seu desejo mesmo? A casa perfeita, onde tudo vai colaborar para que seja melhor ainda?
Quando você atende um cliente, uma família com filhos em idade escolar, que procura uma casa, vai levá-lo para um imóvel em uma zona de intensa vida noturna, para um bairro com excesso de trânsito ou para um local distante de escolas e parques? Não, né?
Vai levá-lo para, além de procurar o bairro calmo e com boa vizinhança, uma casa que tenha um pátio grande onde as crianças possam brincar ali mesmo, no quintal. E que seja próximo, se possível, de escolas e de lazer público.
É questão de conhecer o seu cliente e o que lhe faz brilhar os olhos.
Conhecer bem o imóvel e vizinhança
O corretor de imóveis que atende este simpático fantasma conhece tudo sobre o imóvel. Desde o que há próximo do local aos móveis e dados de construção do imóvel. Assim, munido de informação sobre o imóvel e cliente, ele pode apresentar a casa certa e dela salientar o que lhe fará mais feliz.
Nosso exemplar corretor ainda sabia mais! Ele sabia até mesmo o que acontecia periodicamente por ali quando fala ao cliente que poderia receber visitas de algumas pessoas que para ele seria interessante receber.
Atingir e superar expectativas do cliente: esta deve ser a meta de um corretor ao apresentar um imóvel.
Percebeu mais alguma coisa no vídeo que pode colaborar para aprimorar este texto? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
Comentários