Gestão de tempo e produtividade no mercado imobiliário
Você sente que sua rotina no mercado imobiliário precisa ganhar produtividade com uma gestão de tempo melhor?
É comum que boa parte dos corretores e corretoras de imóveis organizem seu tempo de trabalho por padrões (conscientes ou não) que podem ser bons e produtivos.
Porém, na maioria dos casos resultam em rotinas desgastantes.
Organizamos abaixo algumas dicas de como gerenciar tempo e produtividade no mercado imobiliário. Confira!
Estabelecendo objetivos para ganhar produtividade
Estabelecer e organizar objetivos não se trata apenas de cumprir metas, mas principalmente entender sua relação e dinâmica com o tempo de trabalho.
Além disso, é preciso compreender suas demandas e os passos necessários para, ao mesmo tempo, não deixar nada para trás e nem estar sempre correndo atrás do relógio.
Para isso, o primeiro passo é identificar quais são os grandes objetivos da sua semana e do seu dia.
Assim, você garante que o principal será executado e que está utilizando seu tempo nos objetivos mais importantes.
Também vale lembrar que o acúmulo de problemas pequenos, quando somados, podem levar a uma situação estressante e deixar as coisas piores em momento de maior tensão.
Nestes casos, a organização da sua rotina é fundamental.
Criando listas de tarefas para gerenciar seu tempo
Pode até parecer simples demais, mas uma lista de tarefas pode mudar o nosso dia a dia de maneira muito positiva.
Esta atividade te ajuda a reconhecer e elencar prioridades, além evitar que certas atividades menos urgentes não sejam esquecidas e deixadas de lado.
Reconhecer o nível de importância de algumas ações também pode evitar que nos deixemos ocupar por tarefas que não podem ser resolvidas no momento e acabar perdendo tempo de trabalho, acumulando nossas tarefas.
É indicado recorrer à tecnologia: existem diversas agendas digitais como o Google Agenda, onde é possível criar lembretes, listas e anotações, com a vantagem de notificações que podem ser de grande ajuda para os mais distraídos.
No entanto, se o bom e velho caderninho funcionam para você, não há problemas.
O importante é visualizar o que precisa ser feito, quanto tempo (estimado) cada tarefa leva e qual é a ordem de importância entre elas.
Intervalos durante as tarefas aumentam sua produtividade
Produtividade não se trata de trabalhar por mais tempo ou mais do que o necessário. Trata-se de otimizar as condições básicas para o cumprimento de suas tarefas, para que elas sejam realizadas em menos tempo
Por mais contraintuitivo que possa parecer quando você está correndo contra o tempo, fazer algumas pausas durante a realização de suas tarefas, para descansar o corpo e a mente, pode aumentar muito sua produtividade (e até criatividade).
Se possível, realize pausas de 10 a 15 minutos entre suas atividades, ou, em caso de um trabalho mais longo, uma pausa de ao menos 5 minutos a cada hora de trabalho.
Use o método pomodoro para tarefas individuais
Um dos métodos de gestão de tempo mais populares no mundo é o método Pomodoro.
Criado nos anos 80, o método consiste, em linhas gerais, em dividir nosso tempo de trabalho em blocos de 25 minutos, com pequenos intervalos entre eles:
- Escolha a tarefa a ser executada (ou uma lista numerada de mini tarefas);
- Trabalhe na tarefa escolhida por 25 minutos;
- Faça uma pausa curta (5 minutos);
- Volte para mais 25 minutos de foco total.
Depois de concluir quatro blocos de 25 minutos de trabalho, faça uma pausa mais longa (30 minutos).
Mas atenção: a ideia é que durante o tempo de concentração você não perca o foco da tarefa, como checar e-mails, whatsapp, etc.
Como a rotina do corretor de imóveis tende a ser menos rígida, escolha o tipo de tarefa que se encaixa bem no método pomodoro (como seu planejamento de marketing ou realização de cursos de aprofundamento).
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