Quem é o profissional de marketing do futuro?
Convidados de peso fazem um debate valioso sobre passado, presente e futuro de profissionais de marketing no Brasil
Encerrando nosso primeiro dia de Conecta Imobi de 2021, recebemos Romeo Busarello, Rodrigo Resende e Sergio Prandini numa mesa redonda sobre as habilidades necessárias para o profissional de marketing do futuro.
Como host, convidamos Romeo Busarello: professor dos cursos de MBA e pós graduação do INSPER e ESPM.
Na mesa, contamos com:
- Rodrigo Resende, especialista nas áreas de comércio eletrônico, marketing digital e redes sociais. À frente da diretoria de comunicação, marketing e novos negócios da MRV e Luggo, startup do grupo MRV & CO.
- Sergio Prandini é publicitário com mais de 20 anos de carreira, com uma participação ativa no mercado imobiliário.
Aqui, para vocês, trazemos os destaques desse papo crítico e inspirador:
Competências para dominar
Vemos uma revolução: empresas de tecnologia estão empoderando profissionais de marketing. São diversas ferramentas que aumentam a performance, ajudam a compreender melhor o cliente e a evoluir o direcionamento ao time de vendas. Tudo isso equipa este profissional de marketing do futuro. Ele tem que entender de tudo isso, assimilar o avanço tecnológico e acompanhar com velocidade.
Como acompanhar? Lifelong learning
Entender que a cultura mudou é fundamental. Nós não vivemos as coisas como elas eram antes; tudo muda rápido, somos convidados a sair da zona de conforto.
“Temos que nos tornar aprendizes todos os dias. Lifelong learning.”
Muitas vezes o que nós aprendemos no passado não tem mais uso, estamos sempre em evolução. Errar e aprender são questões comportamentais. Sem isso não podemos discutir as novas questões e novas tecnologias, temos que ter a disponibilidade de sermos eternos alunos.
Competências analíticas: chegaram para ficar
A necessidade de dominar competências analíticas só cresce. Hoje, todo profissional de marketing precisa trabalhar com dados.
Por isso, é preciso entender de estatística, advanced analytics, machine learning, todo o ferramental novo à disposição. O conteúdo é vasto e é realmente recomendado que você estude. Essas ferramentas são absolutamente necessárias para navegar no novo mundo que o marketing digital nos apresenta.
Onde estudar: mercado ou escola tradicional?
A academia ainda é bastante relevante, mas existe uma escassez muito grande de profissionais no mercado e as empresas estão educando e formando para preencher seus próprios quadros.
Empresas tornaram-se escolas por uma questão de necessidade e possivelmente é o melhor investimento que elas podem fazer.
“O profissional do futuro não consegue mais ter visibilidade se não houver dedicação e investimento sério na educação. É perceptível.” – Rodrigo Resende
Veja todas as principais palestras do Conecta Imobi 2021
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Marketing ou “Matemarketing”?
“Muita gente trabalha um banco de dados como um bando de dados […] temos que estar com a mão no pulso da rua.” – Sergio Prandini
O mercado incorpora a análise de dados de forma acelerada, caso contrário ele não consegue operar: isso é pré-condição para uma boa performance. Porém, não podemos nos esquecer da questão comportamental, isso é essencial.
A psicologia do consumidor é muito importante e a pandemia é um grande exemplo: muda o clima, mudam os rearranjos familiares e mudam os comportamentos.
É extremamente necessário pensar em psicologia de compra e consumo. Com ferramentas, dados, analytics, machine learning podemos navegar melhor, automatizar processos, otimizar investimentos e muito mais; mas o ferramental serve para entender as pessoas.
Não se trata apenas de uma mudança de tecnologia, é antes de tudo sobre uma mudança de comportamento.
Precisamos olhar o humano. A tecnologia é o básico, mas o humano é fundamental. É uma ciência inexata, extremamente interessante, e tão importante quanto a ciência exata.
O profissional de marketing do futuro tem que unir os dois mundos: pessoas e tecnologia.
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