Resumão: Segundo dia do Conecta Imobi On – Conteúdos em destaque
Tendências, comportamento, digitalização e estratégias de marketing foram destaques do segundo dia do Conecta Imobi On. O evento começou com o renomado filósofo Mario Sérgio Cortella compartilhando com o público as virtudes para as pessoas terem sucesso na vida.
Em seguida os 3 estúdios simultâneos do evento ficaram conectados com diversos palestrantes nacionais e internacionais. Entre eles a Head de Marketing da América Latina do TikTok para, Kim Farrell, o Vice-Presidente de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa, Romeo Busarello e a Diretora de Marketing do Grupo ZAP, Mariana Ferronato. O segundo dia do Conecta Imobi On encerrou com a palestra do pensador e escritor do best-seller A sutil arte de ligar o f*da-se, Mark Manson. Confira o resumo que preparamos para você!
1. Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética – Mário Sergio Cortella, escritor, educador e um dos principais filósofos do país
Mário Sergio Cortella, um dos principais filósofos do país, começou o segundo dia do Conecta Imobi On falando sobre como as pessoas foram pegas de surpresa pela pandemia e deu conselhos para o público sobre como devem encarar a situação. “O futuro não tem indícios, tem inclinações. Acima de qualquer coisa, temos que olhar esse momento como difícil e complexo, mas lembrando o que Shakespeare fala na sua obra ‘Henrique IV’: ‘ou afunda ou nada’, quase que nos dizendo: o mundo como está ou senta e chora ou levanta e enfrenta”, disse o filósofo.
Logo em seguida ele trouxe virtudes para as pessoas terem sucesso e que são essenciais nesse momento para “levantar e enfrentar”. “Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora. Para termos êxito na nossa vida, é preciso termos três grandes virtudes: ensinar o que se sabe ou seja, ter generosidade mental, praticar o que ensina, que é coerência ética, e perguntar o que se ignora, ou seja humildade intelectual”, explicou.
A seguir você confere como pode aplicar cada uma dessas virtudes para ter sucesso na sua vida. Confira!
Ensinar o que sabe (generosidade mental): é o compartilhamento das nossas habilidades e conhecimentos com colegas de trabalho, equipe e pessoas que fazemos alguma parceria. “Nos tempos que estamos vivendo a noção de competência não pode ser individual e a ideia mais perigosa é a de viver cada um por si. Precisamos estar juntos para lidar com esse momento complexo”, afirmou Cortella.
Praticar o que ensina (coerência ética): para Mário Sergio Cortella se há um ditado que tem que sair fora do convívio é “fazemos qualquer negócio”. “Há negócios que podem ser feitos, mas não devem ser feitos. Quais são os negócios que podem, mas não devem ser feitos? Os que mancham nossa reputação, ofendem nossa família e sujam a nossa história e da nossa comunidade”, conceitua o filósofo para explicar que temos que ser coerentes com o que ensinamos.
Perguntar o que se ignora (humildade intelectual): a terceira virtude é reconhecer o que não sabe e ir buscar. Não se acomodar. “A pessoa que não tem dúvida alguma fica o tempo todo fazendo a mesma coisa”, explicou Cortella. Para ele, as pessoas que desejam ter sucesso nos seus objetivos são aquelas capazes de ter dúvidas.
2. Tendências pós-Covid-19 – Mariana Ferronato, Diretora de Marketing do Grupo ZAP
Mariana Ferronato, Diretora de Marketing do Grupo ZAP, trouxe na sua palestra diversas tendências que foram aceleradas por conta da pandemia, além de dicas práticas de como os profissionais do mercado imobiliário podem adaptar seus negócios para aproveitá-las. “Precisamos olhar as tendências que influenciam pessoas e cidades para ver o futuro do mercado imobiliário, perceber o que vai refletir nele”, explicou.
A apresentação foi dividida em cinco grupos de tendências: Consumo, Entretenimento, Moradia, Trabalho e Crenças. “Tem uma questão que é considerada a grande tendência dos próximos anos, o trabalho em casa”, destacou Mariana.
Abaixo separamos 5 das 16 tendências apresentadas por Mariana Ferronato e insights de como aplicar na sua imobiliária.
Consumo
Distanciamento: por conta da pandemia da covid-19, as pessoas começaram a adotar o distanciamento social.
As dicas para o mercado imobiliário lidar com esse comportamento são a revisão de práticas sanitárias e a de seu atendimento inserindo práticas de higiene.
Shopstreaming (evolução das vendas online por meio de lives): a China é o grande case dessa tendência. A ideia é apresentar produtos por meio de lives. As empresas podem até mesmo fazer parcerias ou contratar influenciadores para essas lives. O site chinês Tao Bao somou R$ 1,5 bilhões em vendas de produtos em apenas 90 minutos de lives.
A dica para o mercado imobiliário é investir na habilidade de apresentar imóveis a distância.
Entretenimento
Vídeos: durante o período de isolamento houve um aumento do consumo de vídeos e o boom do aplicativo TikTok.
A dica para o mercado imobiliário é conhecer as plataformas de vídeo e usá-las nas suas estratégias. “Vídeo não é só sobre vender imóvel. É encontrar formas de falar sobre seu imóvel”, explicou Mariana.
Moradia
Casa como refúgio: a pandemia fez com que as pessoas ficassem mais em casa e o lar se tornou o ponto central da vida. Esse comportamento fez com que o prédio, para quem mora em apartamento, seja visto como comunidade, por exemplo.
Um dos ganhos do mercado imobiliário são as oportunidades de oferecer plataformas online de gestão de prédios, já que as pessoas estão mais tempo em casa.
Trabalho
Mais pessoas trabalhando remoto: com o home office, empresas viram que podem ser mais produtivas e reduzir custos, o funcionário percebeu mais flexibilidade e ganho de tempo.
Para o mercado imobiliário a mudança é significativa no segmento de imóveis comerciais. Os escritórios com tamanho menor podem ter mais destaque e é possível que imobiliárias com muitas sedes possam reduzir esse número.
3. Como a Vitacon vendeu mais de 400 unidades na pandemia – Alexandre Frankel, CEO da Vitacon
É possível lançar um empreendimento e vender mais de 400 unidades na pandemia? Para a Vitacon sim. O caso de sucesso foi apresentado pelo CEO da empresa, Alexandre Frankel, no Conecta Imobi On. O executivo apresentou as estratégias que deram certo na crise para que ele mantivesse as vendas em alta de um dos seus mais importantes empreendimentos, em São Paulo.
O convidado compartilhou muitos dos seus conhecimentos de sucesso. Separamos as principais estratégias de sucesso de Frankel para vender na crise.
Foco no investidor
A concepção inicial do empreendimento imobiliário foi invertida para um produto de investimento, ou seja, o público mudou e foi para pessoas que querem investir em imóveis. Esse foi um fator determinante do sucesso da companhia. “O produto ia gerar investimento para quem comprasse, ia gerar renda. Além disso, eles poderiam usar da plataforma Housi, que faz toda a gestão completa para ele ter uma renda com aluguel, em um momento de insegurança”, explicou.
Agregar Serviços
Outra estratégia importante para continuar as vendas da Vitacon foi agregar serviços. Isso significa que, em seu empreendimento, é possível pedir comida e receber sem ter contato com o entregador e serviços de delivery interligados com o prédio e manicure sem sair de casa. Além disso, outros serviços são oferecidos, como personal training digital, telemedicina, toda parte de lavanderia, soluções de pets para garantir passeio e cuidado, modais de transporte, entre muitos outros.
Comunicação digital efetiva
Uma iniciativa que colaborou para as vendas foi se aproximar dos investidores. Durante a pandemia, a empresa realizou mais de 30 lives. “Foi fundamental para o cliente. Não tivemos nenhum relacionamento físico com o cliente. Conseguimos vender unidades para mais de 20 países diferentes”, disse Frankel.
Ele reforça que a distribuição por canais digitais foi extremamente importante para o projecto. Além disso, foram realizadas lives de treinamento, de estratégia, de como ia prospectar os clientes no topo da crise.
4. Segmentos em destaque: cenário e perfil de importantes e promissores nichos do mercado imobiliário – Squad Negócios, Resale, VCI SA/Quantum, Yuca, Perplan
Um dos debates mais importantes do dia foi sobre os segmentos que estão em destaque neste primeiro semestre do ano, mesmo com a pandemia. O mercado imobiliário possui diferentes nichos e, alguns deles, têm se destacado mais, como o mercado de loteamento, mercado de populares, coliving, multipropriedade e mercado de retomadas.
No debate, Caio Bento, Diretor Comercial de Incorporadoras do Grupo ZAP, conversou com os maiores especialistas do Brasil: Ricardo Telles, CEO da Perplan, Rafael Steinbruch, co-fundador e Head de Real Estate da Yuca, Marco Antonio, Diretor Comercial da VCI SA/Quantum, Marcelo Prata, CEO da Resale, e Guilherme Diamante, Diretor de Negócios na Squad Negócios.
Separamos pontos importantes compartilhados pelos convidados:
Mercado de loteamento
Para Ricardo Telles, da Perplan, o mercado de loteamentos vinha passando por uma tendência da redução dos tamanhos de lotes. A tendência que começa aparecer é uma redução desses loteamentos.
“O caminho é a busca por produtos flexíveis. É importante buscar plantas que sejam adaptáveis. O setor vai crescer muito e é importante ter uma adaptabilidade que vai sugir nos próximos meses”.
Mercado de Populares
Segundo, Guilherme Diamante, da Squad Negócios, ao falar do Minha Casa Minha Vida, o mercado está crescendo na contramão da economia. O motivo é um déficit habitacional de 7,8 milhões de famílias sem moradia digna. Além disso, o número deve aumentar, isso porque ao ano, 1,3 milhão de novas famílias são formadas no Brasil.
“Os dados mostram que precisaremos de milhares de unidades para atender a demanda que virá pela frente. Devemos ter uma nova retomada do crédito na pandemia e redução de taxas de juros que impactará positivamente no setor. O mercado imobiliário de moradias populares deve ser nos próximos 10 ou 15 anos o dobro do que é hoje. Para isso, é preciso ter profissionalismo nele”, explicou.
Coliving
O modelo de compartilhamento de um imóvel entre pessoas, o conhecido Coliving, vem crescendo. De acordo com Rafael Steinbruch, daYuca, o mercado de coliving deve continuar alavancando adeptos pela necessidade das pessoas estarem em grandes centros. Dados mostram que 24% dos jovens compartilham apartamentos nos Estados Unidos, ou seja, um em cada quatro.
“O desejo de morar nos grandes centros e o aspecto de consumir as cidades se mantém. Acreditamos que a essência são as conexões entre as pessoas. O Coliving resolve o problema de uma moradia acessível para que mais pessoas tenham qualidade de vida, ajudando a viver os benefícios das cidades”, disse Steinbruch .
Multipropriedade
A Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração. Nos últimos anos, o setor ganhou uma aceleração. Simbolicamente dois grandes lançamentos de multipropriedade foi destaque no país com dois empreendimentos da marca internacional, Hard Rock café, realizado pela VCI SA/Quantum.
O CEO da empresa, Marco Antonio, ressalta que hoje o setor é muito forte regionalmente, mas deve ganhar uma escala nacional maior. “Para isso, é preciso termos bons profissionais, pessoas engajadas e que gostem de risco. Hoje os principais gargalos são pessoas, seja na ponta ou equipe”, apontou.
Mercado de Retomados
No bate-papo, Marcelo Prata, CEO da Resale, ressaltou que agora o mercado imobiliário tem um novo ativo: mercado de retomados. Isso porque dados mostram que a venda direta é de 82% e apenas 18% em leilões, o que muda o cenário que era, em sua maioria, uma participação de vendas em leilões.
“O mercado de retomadas aumenta na medida que vemos que 61% das pessoas que compram imóveis deste setor nunca compraram um imóvel em leilão, ou seja, um novo tipo de mercado para compra de imóveis como investimento que terá uma rentabilidade favorável irá crescer nos próximos anos”, afirmou. Os dados da empresa seguem neste crescimento, já que em três anos a Resale vendeu 3.651 imóveis com valor total de R$ 1,15 bilhões de reais.
5. Como a digitalização do nosso modo de vida implicará na criação de novos negócios no setor imobiliário – Romeo Busarello, VP de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa
Romeo Busarello, VP de Marketing e Transformação Digital da Tecnisa, começou sua palestra com uma recomendação: para as pessoas participarem de eventos, seminários, cafés da manhã, ou seja, interagir com sua rede de contatos. “Dos meus problemas, 60% deles são inéditos e como posso resolver eles? Trocando ideias”, comentou.
O executivo falou para os participantes do Conecta Imobi On ficarem atentos. “Tudo vai virar digital. Ou você é uma plataforma ou você vai estar em uma plataforma”, disse explicando que hoje os produtos estão se tornando avatares de serviço. Por exemplo, o DVD e o CD viraram serviços de streaming. “Quando um produto se torna um avatar de serviço, ele se torna uma empresa de tecnologia”.
Além dos negócios, as pessoas estão cada vez mais online. De acordo com dados apresentados por Busarello, mais de 12 milhões de brasileiros passaram a fazer compras digitais durante pandemia. “A digitalização do nosso modo de vida implicará na criação explosiva de novos negócios”, falou o executivo destacando o tema da palestra.
Com tanta tecnologia, Busarello chamou atenção para o fato de que o futuro será analítico. “Todos nós teremos que ter competência analítica. Hoje, tudo se explica através de dados. Os dados nos ajudam a tomar decisões”, aconselhou. E para estar inserido na digitalização, o executivo fala que a principal competência é ter alma digital, ou seja, de fato usar as ferramentas digitais no dia a dia. “Quem não pensa o futuro trabalha o presente usando ferramentas do passado”, destacou Busarello.
6. TikTok como plataforma de marketing para o mercado imobiliário – Kim Farell, Diretora de Marketing para América Latina do TikTok
O TikTok é uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos. A Diretora de Marketing para América Latina da empresa, Kim Farrel, participou do Conecta Imobi On e falou sobre a empresa no país, o aumento expressivo nos últimos anos e trouxe dicas para o mercado imobiliário que podem ajudar em uma maior exposição de imóveis.
O TikTok vem crescendo no mundo. Só neste ano, já são 2 bilhões de downloads. Além disso, o aplicativo aumentou nas telas dos smartphones dos brasileiros em um ano, em mais de 75%. O consumo de vídeos no mundo alavanca cada vez mais essa tendência. Hoje 80% dos conteúdos online são em formato de vídeo, desses 75% são consumidos pelo celular.
A executiva também trouxe dicas para quem deseja começar no TikTok e é do setor imobiliário para humanizar, mostrar produto e ensinar:
- Adapte desafios: a plataforma tem diversas desafios que podem ser adaptados para o mercado imobiliário. Um dos exemplos é este vídeo da Magazine Luiza de desafio:
- Use criadores: uma outra alternativa é se utilizar de criadores que já estão na plataforma para mostrar seus imóveis de forma criativa.
- #ApenasNoTikTok: com ele, você pode trazer ensinamentos simples e de maneira dinâmica, como por exemplo, ensinar sobre IPTU, financiamento, entre outros.
- Lives: realizar lives mostrando imóveis que estão à venda, como uma experiência de tour virtual ao vivo.
- Antes/Depois: conteúdo de sempre: mostrar como era e depois ficou, pode-se fazer com reformas, mostrando um antes e depois. Esse conteúdo engaja até o final.
Veja alguns vídeos de profissionais do mercado que estão fazendo sucesso no TikTok:
7. Como lidar com adversidade e exercitar a resiliência no seu dia a dia – Mark Manson (EUA), pensador e autor do best-seller “A sutil arte de ligar o f*da-se””, um dos livros mais vendidos do mundo
Keynote da segunda noite, Mark Manson é autor do best-seller “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se”, seus livros foram traduzidos para mais de 50 idiomas e venderam mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo. No Conecta Imobi On, o autor trouxe questionamentos sobre o mercado de autoajuda tradicional, pensar em quais problemas queremos enfrentar e qual legado queremos deixar.
Em sua apresentação, Manson falou sobre o segmento de livros de autoajuda tradicionais que traz a receita para o sucesso, mas na prática, segundo ele, não funciona. Para o autor, é importante subverter esses conselhos. “Grande parte das pessoas que leem não mudam de vida. É preciso saber lidar melhor com os fracassos e decepções. Eu prefiro questionar as pessoas sobre o que é sucesso? O que é bem sucedido? Qual é essa definição?”, questionou.
Neste caminho, Manson detalhou temáticas de seus livros que fizeram sucesso e que são aprendizado para milhares de pessoas que compraram seus exemplares. De acordo com ele, o objetivo dos seus livros é ajudar pessoas a superar sentimentos que afligem grande parte das pessoas como, por exemplo, a busca para aprender ser feliz e como derrotar a insegurança. “A minha finalidade é que meus livros colaborem para as pessoas tolerarem todos esses sentimentos”, afirmou.
O sofrimento faz parte para Manson, mas para lidar de uma melhor maneira é preciso se fazer as perguntas certas, como por exemplo, que tipo de sofrimento você quer vivenciar? Por que ao invés de sucesso, você não vai ser feliz? O autor explica que é possível ser feliz, mas desde que se escolha as dores que se quer viver. Para isso, é importante pensar nos problemas que queremos enfrentar.
O conselho é que você sempre opte pelas coisas que você ama fazer, seja nos momentos bons ou ruins dessa escolha, você sempre vai amar fazer. “Pense sempre em qual legado você quer deixar, as pessoas vão estar orgulhosas de você? Elas se lembrarão de tudo que você fez? Os objetivos atuais, como carros, nestes momentos dolorosos se perdem. Fazer o que de fato ama traz benefícios do sucesso”, finalizou.
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O Conecta Imobi On continua no seu terceiro dia com muito conteúdo! Siga acompanhando nossa cobertura!