Live: Dicas de Marketing para criar uma estratégia digital exponencial
Quem trabalha como corretor de imóveis ou faz a gestão de uma imobiliária de pequeno e médio porte está sempre em busca de dicas de marketing para melhorar suas estratégias e potencializar os seus resultados.
Para isso, é preciso ter um certo conhecimento técnico para formatar campanhas e distribuí-las nos diversos canais de mídia, sem esquecer de incluir no planejamento informações importantes como, por exemplo, posicionamento de marca.
Parece muita coisa, não é mesmo? Não se o corretor tiver o auxílio de especialistas como o Rafael Kiso, fundador da Mlabs e convidado de uma de nossas lives, realizadas em nosso canal do Instagram.
Tecnologia não é fim e sim o meio
Na internet, tudo começa por uma busca. Os sites mais acessados do Brasil e do mundo são os portais de notícias, informações e imobiliários, dentre outras categorias. Para qualquer que seja o planejamento de suas ações marketing, é preciso partir do princípio de oferecer uma boa experiência ao usuário desde o início de sua busca.
O cliente usa a tecnologia e a internet como um meio para encontrar aquilo que ele tem interesse e, quanto mais fluida a sua experiência, melhor o resultado. “As pessoas hoje passam mais tempo em redes sociais do que na TV. É preciso criar um planejamento que leve em conta essas informações”, disse Rafael Kiso durante a live.
“Um site não é mais a porta de entrada de um produto ou negócio, as redes sociais sim. São elas as principais influenciadoras de consumo e você e seus produtos precisam estar lá”, complementou Rafael durante a entrevista com Denis Levati, curador de conteúdo do Conecta Imobi.
É preciso contemplar toda a jornada de compra
Rafael explicou que nos últimos anos houve duas grandes correntes de marketing que direcionaram o planejamento em redes sociais: o outbound e o inbound.
O outbound corresponde a mídias impressas, como placas, jornais e revistas, e nos primeiros anos de redes sociais era comum fazer este tipo de comunicação na internet.
Com o passar do tempo, o inbound passou a ser a tendência seguida por meio de marketing de conteúdo, atração e automação. Essa passou a ser a metodologia mais buscada e contando com muitas ferramentas para profissionais.
Acontece que, segundo Rafael Kiso, ambos tem seus problemas e não atendem a toda a jornada de compra dos clientes. O primeiro atende bem ao início da busca e o segundo é adequado as demais etapas do funil.
Falta na maior parte das campanhas, atender as etapas de pós vendas. São elas que serão capazes de gerar mais valor para marcas e usando o poder dos próprios clientes com influenciadores das marcas.
Criando promotores de marcas através das redes sociais
“O ponto do ‘Unbound’ é quando você rompe a barreira do Outbound e do Inbound para criar promotores de marca através das redes sociais.” afirmou Rafael Kiso durante a conversa
O “Unbound” constitui, a grosso modo, na fusão dos dois métodos, utilizando vários tipos de mídia para as diversas fases de uma jornada. “Uma boa estratégia consiste em equilibrar esses conceitos, não é uma coisa ou outra, e sim o equilíbrio entre eles. O foco deve ser na jornada do consumidor”, disse Rafael.
Por onde começar um planejamento
É muito comum que as pessoas que começam uma estratégia digital pensem no resultado no curto prazo. Quando isso acontece, não existe estratégia e sim reação.
Um bom planejamento não é reativo, ele precisa começar pelo conhecimento do seu público alvo e isso começa pelo diagnóstico, o qual contempla os seguintes cenários:
- Macroambiente, ou aquilo que você não controla, como a economia;
- Microambiente, que são seus concorrentes, como outras imobiliárias e/ou corretores;
- Ambiente interno, cenário no qual você vai olhar para sua própria marca e seus próprios serviços.
Com o diagnóstico, o próximo passo é desenvolver uma estratégia com quatro dimensões:
- Conteúdo;
- Projetos para web (sites, portais);
- Canais (redes sociais);
- Mídia.
Rafael ainda deu como dica uma proporção interessante para divulgar mídias e muito útil para esse período de quarentena: “Use o princípio de Pareto, a lei 80/20. Em 80% do tempo fale a respeito do que você sabe e em 20% do tempo restante fale a respeito do que você vende”.
Estas foram as dicas que Rafael Kiso passou para sobre planejamento de estratégias para campanhas de marketing. O diagnóstico do seu negócio é a dica de ouro para ter resultados exponenciais. E você? Já conseguir fazer em sua empresa imobiliária? Conta aqui nos comentários.
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