Como captar clientes para imobiliária em 5 passos
Entender como captar clientes para imobiliária ou até mesmo para o seu próprio negócio (em caso de corretores autônomos) é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras do dia a dia de um corretor de imóveis. Sabe-se que existe sim uma demanda de compra, mas encontrar o cliente certo no momento ideal de fechar negócio é o grande “X da questão”. Por isso, conheça 5 dicas para atrair clientes para o seu negócio.
Por que investir em captação e retenção de clientes?
Com as despesas fixas e a receita variável (já que nem todos os meses é possível comercializar a mesma quantidade de unidades), é preciso manter o equilíbrio do fluxo de caixa. Por isso, é preciso ter planejamento e saber, de fato, o que está fazendo. Neste sentido, a importância de entreter novos clientes e trabalhar na fidelização dos antigos é de extrema importância, visto que até mesmo os antigos podem tornar-se oportunidade de novos negócios ao indicar pessoas próximas.
1 – Conheça o seu público
Ter um documento com todas as características dos seus clientes pode auxiliar para que você acerte ainda mais na escolha das opções ideais de imóveis para o tipo de perfil dele. Saber corretamente os que desejam vender e os que desejam alugar ou comprar também é essencial. Essas e todas as informações que colher serão imprescindíveis para planejar e executar as ações necessárias. Por isso, vale entender:
- Quais as expectativas?
- Quais as necessidades?
- Quais os sonhos?
- Quais os comportamentos?
2 – Esteja presente nas plataformas digitais
Com todas as tecnologias existentes, é de extrema importância se fazer presente nas plataformas digitais: um site de qualidade, com informações atualizadas e responsivo, ou seja, que pode ser acessado nas mais variadas telas, como PC, smartphone, tablet.
O que o cliente deve encontrar no meu site?
Para criar anúncios de imóveis eficazes, é preciso selecionar boas imagens sobre a propriedade. As fotos são de extrema importância para atrair a atenção dos clientes logo de cara, por isso, insira uma foto de capa atraente e faça a cobertura de todos os ambientes do imóvel.
Os vídeos estão cada vez mais em alta e são estratégias eficazes quando falamos sobre apresentar um imóvel, visto que o corretor pode gravar os cômodos e narrar suas características.
As informações sobre o imóvel são eficientes tanto para deixar o cliente ciente do que contém no imóvel como para ranquear nos sites de busca como o Google, por exemplo. Pensando nisso, vale realizar uma busca de palavras-chave para utilizar as de maior potencial no título e na descrição do seu anúncio.
De nada adianta inserir informações relevantes se o potencial cliente tentar entrar em contato e o corretor não estabelecer uma conexão com o mesmo. Por isso, disponibilize diversas opções de atendimento: e-mail, telefone fixo, WhatsApp, redes sociais, Skype, Messenger, Hangouts, entre outros.
Falando em redes sociais, utilizar as mídias para atingir o público-alvo também pode ser eficaz. São espaços mais dinâmicos e que apresentam frequente crescimento de novos usuários.
3 – Mantenha os negócios e as informações atualizadas
Imagine ser um cliente, se interessar por determinado produto, animar a si e a todos da família para descobrir no primeiro contato com o corretor que aquele imóvel não está mais disponível? Decepcionante, não? Por isso, sempre que um novo imóvel entrar na carteira ou for vendido/alugado, atualize a informação no site, não deixando que nenhum negócio seja perdido ou que sua imagem saia prejudicada.
Foi-se o tempo em que tudo se resolvia com caneta e papel. O setor imobiliário, assim como a grande maioria, vem passando por diversas transformações induzidas por ferramentas digitais. Ficar de fora desse processo pode causar até mesmo a quebra do seu negócio. Por isso, confira algumas dicas:
- Utilize métodos de melhora das fotos publicadas no seu site;
- Baixe tabelas de organização para alguns dados;
- Utilize programas de chatbot, se necessário;
- Tenha um tablet para apresentar de forma interativa as fotos dos imóveis.
4 – Durante a negociação
Valorize o imóvel do cliente – as pessoas que procuram os serviços de um corretor imobiliário para vender ou alugar sua propriedade certamente espera que o mesmo valor que ele dá ao bem seja confirmado por você. Apesar disso, é preciso firmar uma negociação favorável para quem também deseja comprar ou alugar, por isso não fuja muito da realidade.
Forneça dados que favorecem a negociação – oferecer toda orientação e suporte da maneira como o cliente espera (de forma profissional e personalizada) pode fazer toda diferença na tomada de decisão do mesmo. Algumas dicas são:
- Estar antenado sobre o mercado;
- Conhecer as características do imóvel;
- Entender sobre a situação jurídica da propriedade;
- Se manter atualizado sobre o entorno (área de lazer, transporte público, entre outros).
5 – Não esqueça os clientes antigos
Crie estratégias de e-mails para reativar oportunidades antigas – Um cliente que já foi prospectado em outro momento e não firmou a negociação pode estar preparado agora. Por isso, algumas oportunidades antigas podem ser reativadas por meio de estratégias de e-mail. Antes, faça algumas perguntas a si mesmo:
- Tenho uma lista de e-mails de clientes segmentados que entraram em contato em busca de locação ou compra?
- Os clientes antigos ainda estão em busca de imóveis para comprar ou alugar?
- No conteúdo do e-mail, vale fazer perguntas claras e objetivas: em qual bairro?, qual tipo de imóvel?, qual a média de preço dentro das suas condições?, quantos quartos?.
Invista nas indicações – se você prestou um bom serviço, você certamente tem um bom relacionamento com seus clientes antigos. Pensando nisso, uma dica é investir na indicação dessas pessoas. Uma maneira de potencializar as chances de os clientes antigos indicarem a sua empresa é investindo em benefícios exclusivos para quem faz indicações, como brindes, descontos ou outras maneiras de agregar valor à sua proposta.
Como dito no conteúdo acima, a tecnologia tem um forte papel para impulsionar a captação de novos clientes, bem como o seu modo de trabalho, que pode marcar de forma positiva ou negativa a experiência dos antigos, atuais e futuros clientes. Por isso, busque conhecer o perfil dos clientes e buscar outras estratégias para melhorar os resultados da sua imobiliária.
Quer saber mais sobre como captar clientes para imobiliária e outros assuntos que podem alavancar seus negócios? Continue navegando em nosso site.
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