5 ferramentas online para criar anúncios imobiliários perfeitos
Você utiliza ferramentas online para criar seus anúncios imobiliários ou utiliza apenas os recursos presentes no seu software?
Por mais completo que seja o seu sistema de gerenciamento, contar com a ajuda de ferramentas digitais, com funções específicas será determinante para que seus anúncios sejam mais bonitos, atraentes e desta maneira, capazes de gerar mais contatos.
Apresente neste artigo, 5 ferramentas online – e gratuitas – que irão ajudar você ou quem cuida dos canais digitais de sua imobiliária a criar anúncios imobiliários perfeitos.
SEO Counter:
SEO, ou Search Engine Optmization tem sido um tema recorrente no VivaCorretor e não é para menos! [E cada vez mais importante que seu site e seus anúncios estejam otimizado para se destacarem dos da concorrência.
Também é verdade que SEO não é um tema muito simples e, por não fazer parte do cotidiano das imobiliárias, é comum precisar de ajuda, principalmente na construção de títulos e na elaboração das metas descriptions (a introdução que também aparece nos buscadores como o Google, por exemplo, e que explicam um pouco sobre o conteúdo apresentado em determinada página). Exemplo:
A primeira ferramenta online que apresento é justamente para ajudar você a começar seus anúncios cuidando do SEO, tão importante para o bom posicionamento do seu site.
SEO Counter é uma mão na roda para quem tem dificuldade em criar títulos otimizados para seus anúncios imobiliários. Totalmente gratuito, não é preciso nem cadastro para utilizar. Basta acessar, colocar o título e verificar a recomendação quanto a títulos e também meta description.
Um fato bem importante: nem todos os softwares imobiliários possuem campos para meta description. Mesmo assim, capriche nos primeiros 150 caracteres. Eles serão o cartão de visitas dos seus anúncios imobiliários.
Recentemente, o Google aumentou para 300 caracteres o campo para a descrição. Mesmo assim, recomendo que você escreva uma meta description de no máximo 153 caracteres, afinal seu anúncio será compartilhado em redes sociais e com uma descrição bem feita, você evita aquelas reticências no final da busca (…)
Language Tool
Onde são feitas as descrições dos seus anúncios? Se você faz diretamente no software corre um sério risco de cometer pequenos erros que, somados, poderão fazer com que seus anúncios passem uma má impressão de sua empresa e do seu trabalho.
A linguagem utilizada, o cuidado com a gramática e com a ortografia é tão importante quanto a própria descrição do imóvel que se pretende vender ou alugar.
Por isso, não confie apenas na sua memória ou capacidade de escrever corretamente, todos estamos sujeitos a cometer erros e acredite, eles aparecem quando menos esperamos e às vezes apontados até mesmo por um cliente.
Particularmente, eu escrevo meus anúncios em um editor de texto antes de enviá-los ao software. Mas após escrever a descrição, eu utilizo o LanguageTool para revisar toda linguagem utilizada e indico para que você faça o mesmo.
Bem intuitivo, basta que você cole o texto no campo disponível e ele se encarrega de verificar toda a ortografia e sugerir alteração.
Uma outra vantagem do Language Tool é o fato dele possuir uma extensão para o navegador Google Chrome. Caso você escolha por utilizá-la, vai encontrar um ótimo aliado para verificar seus e-mails ou em outros canais como o Whatsapp Web ou suas ferramentas de chat.
Optimizilla
As imagens produzidas em máquinas fotográficas ou smartphones durante uma visita para captação de imóveis são muitas vezes pesadas. Com isso, em curto prazo, seu site e anúncios podem ficar pesados, apresentando dificuldade na navegação.
Esse problema pode ser evitado se você compactar as imagens, deixando-as mais leves, antes de disponibilizá-las no seu sistema imobiliário.
Mas é possível compactar imagens e manter a qualidade das fotos? Esta é uma preocupação justa, já que você costuma utilizar resoluções mais altas com a intenção de que seus anúncios fiquem mais bonitos.
Felizmente a resposta é SIM e existem várias ferramentas online capazes de comprimir imagens, de maneira simples e muito eficiente.Tenho utilizado e indico para vocês o Optimizilla, exatamente pela facilidade com que ele prepara a compactação das fotos.O melhor é que não é preciso instalar nada em seu computador, nem fazer cadastros, basta escolher até 20 fotos por vez, para que as imagens sejam otimizadas.
Uma vez que as fotos são compactadas, ficarão à disposição para download para serem utilizadas e personalizadas como veremos a seguir.
Canva
É grande a rotina de pequenos trabalhos de design gráfico que uma imobiliária demanda para ilustrar seus anúncios e distribuí-los em redes sociais, e-mail marketing e até impressos.
Nem sempre temos à disposição uma agência de propaganda ou um designer profissional para atender esta demanda. Mas é possível solucionar pequenos trabalhos utilizando uma ferramenta simples, prática e gratuita para criar layouts, o Canva.
Para utilizar o Canva, basta um simples cadastro ou mesmo seu perfil em redes sociais já é suficiente para logar. Acessando, basta selecionar formas, fundos e outros elementos para compor peças e divulgar seus anúncios.
Outra coisa bem legal do Canva, é que ele já possui vários formatos pré definidos para que você possa adaptar seu anúncio em várias redes sociais. Desta maneira, será possível direcionar para que os possíveis interessados gerem tráfego em seu site.
Bit.ly
Com uma descrição bem redigida e fotos otimizadas, agora já possível publicar seu anúncio. Uma vez publicado, ele terá um endereço na internet e com as imagens criadas no Canva será possível ter bons resultados atraindo novos contatos em redes sociais.
Na maioria das vezes, este endereço – conhecido como URL, é longo, cheio de números e códigos que podem confundir e causar desconfiança por parte dos usuários.
O ideal é utilizar encurtadores de URL de modo que eles fiquem mais compactos e apresentáveis. Ferramentas online como o Bit.Ly também permitem a personalização e que seu link possa ser rastreável , tendo como benefício o fato entender por qual canal de atendimento, seus anúncios têm convertido mais.
O Bit.Ly é um dos mais conhecidos encurtadores de URL e sua versão gratuita é bastante suficiente para o trabalho dentro de imobiliárias. Uma boa dica é utilizar no link encurtado o mesmo código disponível no software. Isso permitirá que você entenda quais anúncios tiveram mais acesso e quais os canais com maior efetividade para divulgação.
Agora é com você. Mão na massa
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a criar uma rotina que lhe permita criar anúncios imobiliários mais eficientes. Todas as ferramentas online aqui apresentadas, são facilmente manipuláveis e possuem versões gratuitas. Agora é com você a tarefa de criar anúncios imobiliários persuasivos aos olhos do cliente e otimizados para os mecanismos de busca.
Gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida? Existe alguma ferramenta que você utiliza mas não viu aqui? Deixa sua colaboração nos comentários
Até a próxima
Denis Levati
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