A Arte de anunciar
Elevar a categoria de arte a comunicação de um produto que esteja a venda, através de um anúncio, é a tarefa que nos cabe aqui dissertar. Nada melhor do que pegar uma carona, como faço aqui e agora, com o grande jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Olavo Bilac
Segue um exemplo da arte que me refiro:
O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o certa vez na rua:
– Sr. Bilac, estou precisando vender a minha propriedade, que o Senhor tão bem conhece. Poderia, por gentileza, redigir o anúncio para a venda no jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel que o amigo lhe estendia e escreveu:
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes água de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”
Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade.
– Nem pense mais nisso, Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos.
Vende-se encantadora propriedade – Por Olavo Bilac
Penso que o exemplo acima traduz bem o clima da propriedade que estava em pauta. Um anúncio deve traduzir o clima de fora para dentro e entrando assim como foi exemplificado pela varanda que “a sombra tranquila das tardes”.
Então vamos a sugestão de ordem e ritmo que sugiro para comunicar ao mercado que uma propriedade está a venda:
- clima, atmosfera, e/ou relevância master – VISTA;
- localização;
- citar o nome do condomínio;
- registrar a autoria do projeto caso o arquiteto seja renomado e a data da reforma;
- idade do edifício ou casa;
- comunicar “sol da manhã”, caso contrário não vejo necessidade do registro;
- jardins;
- varanda;
- salas;
- ressaltar – sala de jantar;
- lavabo e/ou chapelaria;
- escritório, home theater, biblioteca, e/ou ou uma peça que se destine ao lazer (interno);
- quartos e suítes;
- referência ao ar condicionado (split, central…);
- citar quantidade e qualidade dos armários;
- sala de almoço ou copa;
- dependências;
- obs. (escrever OBS.) piscina, sauna, terraços e/ou jardim de inverno;
- citar preço ou área (um deles deveria ser obrigatório – preferência por citar os dois);
- se for uma exclusividade – escrever no anúncio;
- nome, física ou jurídica, e telefones;
- idade da empresa, tempo no ramo e/ou outra característica da “marca”.
Outras sugestões “externas”:
- Evitar os superlativos;
- Inserção de fotos;
- Inclusão do tempo que o imóvel está sendo vendido – até 2 semanas – utilizando-se de ermos: primeira vez anunciado”, “seja o primeiro a conhecer…”;
- Se estiver precisando de reforma – citar “necessitando de reforma” ou “modernização”;
- Caso seja uma mercadoria “fácil” de ser vendida, deve-se utilizar as palavras – “alta liquidez”;
- Caso o produto tenha um viés comercial – verificar se vale citar índice de vacância, taxa, valor da eventual locação, e/ou valorização anual;
- PROCURAR sair do padrão usual no formato, arte e/ou mídia;
- Por mais óbvio que seja vou registrar que devemos ser – o mais preciso possível nas informações.
- E OUSAR…
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