5 virtudes de um corretor de imóveis de sucesso
Muitos dos leitores do Guru do Corretor procuram em nosso conteúdo textos e reflexões sobre práticas diárias de plantões. Eventos corriqueiros como sorteio de fila de atendimento, escalas de trabalho, dúvidas sobre quem deve ou não atender determinado cliente estão entre as dúvidas mais frequentes.
A verdade é que embora existam costumes, práticas e procedimentos que acabam se tornando comuns ao mercado, cada imobiliária possui um código de conduta com algumas características variáveis de acordo com cada região.
Mas para atender aqueles que buscam por conteúdo sobre procedimentos éticos na profissão, compartilhamos aqui 5 virtudes que todo corretor deve possui para ter sucesso.
1 – Ética
Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações que valem para todos, pois estão ancorados nos valores caros a toda a sociedade. O respeito pelo próximo e a transparência em suas ações são fundamentais na conduta do corretor de imóveis. Por isto, evite a todo custo qualquer tipo de prática antiética:
É prática antiética:
– Abordar clientes nas redondezas do plantão ou no estacionamento;
– Interromper o atendimento que está sendo dispensado a um cliente, mesmo que este cliente seja seu de origem;
– Ao atender cliente de colegas e não realizar a venda, oferta outro produto, preencher FAC ou outros dados pessoais do cliente e, principalmente oferecer seu cartão ou material do produtos com sua etiqueta;
– Deixar cartões ou folhetos da recepção ou com seguranças dos stands para serem distribuídos a clientes;
– Ao realizar uma venda, omitir o nome do colega mencionado na checagem ou durante o atendimento.
2 – Respeito
O respeito entre seres humanos envolve conquistar e receber a confiança e a estima das outras pessoas. Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco é o melhor termômetro para medir se estamos agindo com respeito. No dia a dia do corretor, o respeito deve ser prioridade nos atendimentos e no trato com os colegas. É importante:
– Respeitar a individualidade e a necessidade de cada pessoa;
– Respeitar a opinião dos demais mesmo em desacordo com a sua;
– Respeitar o trabalho de nossos colegas;
– Respeitar e tratar pessoas diferentes de formas diferentes;
– Respeitar decisões tomadas;
– Quando existir necessidade de criticas algo ao alguém, falar com clareza e de forma construtiva diretamente ao envolvido;
– Ser sempre cordial: diga sempre por favor e muito obrigado;
– Ter ações transparentes e íntegras.
3 – Disciplina
Disciplina é uma atitude fundamental para atingirmos os resultados, é o que leva todos nós a atuar de forma centrada em todos os ambientes, ou seja, no escritório da imobiliária, nas áreas de online e nos standes e plantões. No seu dia-a-dia o corretor deverá:
-Ser pontual nos compromissos que agendar;
-Terminar tudo o que começar;
-Ser organizado (papéis, agenda, materiais de divulgação, bancadas);
-Lidar com as dificuldades com equilíbrio emocional;
-Cuidar do seu Marketing Pessoal.
4. Foco
O foco de todo corretor é vender imóveis. E para vender imóveis com excelência o aprimoramento deve ser uma busca constante. Para isto deve estar preparados frente as novas realidades do mercado e ao crescimento pessoal. É necessário saber diferenciar suas ações e concentrar suas energias na busca do resultado. Para isso é necessário:
-Planejar;
-Administrar o tempo;
-Estabelecer metas;
-Priorizar as tarefas;
-Resolver situações do dia-a-dia de forma prática e rápida, somente com as pessoas envolvida e só levar para reuniões ou outras instâncias o que for urgente, importante e imprescindível (evite reuniões, ligações, e-mails desnecessários);
-Evitar conversas paralelas e improdutivas, mantendo o foco no resultado final.
5- Humildade
Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. Humildade é ser autêntico, sem pretensão, sem orgulho ou arrogância. Ser real com as pessoas e descartar as máscaras.
-Reconheça seus erros, tenha a humildade de desculpar-se.
-Cumprimento a todos sem distinção;
-Seja sábio o suficiente para querer aprender sempre;
-Ter humildade para pedir ajuda para superar barreiras;
-Coloque-se sempre no lugar do outro;
-Saiba dar e receber feedback de forma respeitosa e construtiva;
-Ouvir sempre com atenção as críticas e comentários e saber analisá-los com maturidade;
-Ser verdadeiro quando não souber ou desconhecer algum tema.
E por fim é preciso ter ciência da natureza da sua profissão: vender é servir. É aplicar-se ao serviço de informar, cuidar, atender, cumprir compromissos, estar disponível, ensinar, ser útil e ajudar o próximo. Esta é a essência do corretor de imóveis vencedor.
Comentários