5 estratégias eficientes para estabelecer pontos de captação
Sábado é o dia mais esperado pelo corretor de imóveis. É no sábado que costumamos colher os frutos do trabalho desenvolvido durante a semana. E muitas vezes os clientes captados no atendimento da vez realizados nos estandes ou escritórios não são suficientes para o desenvolvimento pleno do trabalho de vendas do corretor. Por isto é muito importante incluir em sua rotina a utilização de pontos avançados de captação. Compartilhamos a seguir dicas de como criar estratégias de eficientes:
1. Mapeamento do entorno do empreendimento
Via de regra, a grande maioria dos compradores de um empreendimento moram no entorno dele ou em bairros próximos. Procure a área de inteligência de mercado da sua imobiliária e solicite um mapeamento como o abaixo que ilustra a origem dos compradores de projeto que você está vendendo.
Caso a sua imobiliária não possua uma área de inteligência de mercado ou mapas atualizados, ou ainda: você trabalha de forma independente, a tecnologia possibilita que você produza um mapa com todos os possíveis pontos de captação no entorno do empreendimento através de ferramentas como o Google Maps ou Earth. O resultado é bem próximo da imagem abaixo e já publicamos aqui no Guru do Corretor dicas de como utilizar estas ferramentas.
2. Estabeleça pontos de captação fixa e de captações pontuais
Conhecer a região onde está o imóvel ou empreendimento em que você está trabalhando é muito importante para entender os pontos onde você atuará de maneira fixa: prospectando durante a semana (um shopping ou um supermercado por exemplo) ou em captações pontuais, onde o possível cliente pode sair dali para visitar o imóvel (isto é mais comum em restaurantes ou padarias). Diversifique a sua estratégia e teste bastante para encontrar onde você terá mais resultado.
3. Aumente seu networking negociando com o proprietário
Abrir pontos de captação é também uma excelente oportunidade de aumentar seu networking com comerciantes. Padarias, mercados, restaurantes, postos de gasolina estão entre os que apresentam resultado mais efetivo e por isto, na maioria das vezes são pagos. Muitos corretores encaminham para as imobiliárias o pagamento desta ação. Outros mantém um caixa próprio e negociam diretamente com o proprietário e não são poucos os casos onde estes acabam comprando o imóvel.
4. Esteja pronto para vender ali mesmo
Entre os benefícios de trabalhar com pontos de captação, podemos dizer que estão: um cotidiano mais produtivo, prospecção diária e principalmente: esteja pronto para vender ali mesmo. Todo corretor que esteja a algum tempo na profissão viu ou ouviu histórias de algum colega que vendeu através do ponto de captação, tenha sempre em mãos o kit de sobrevivência do corretor de imóveis para não ser pego desprevenido e boas vendas.
5. Trabalhe em equipe
Haverá momentos em que você irá precisar deixar o ponto de captação para atender o seu futuro cliente ou no estande ou no escritório. Em outros momentos precisará que alguém atenda no estande um cliente que você captou no ponto. É muito difícil dar conta de todo o trabalho. Por isto é importante ter um colega para dividir tarefas, gastos e porque não os ganhos. Se você é corretor considere trabalhar em ‘sociedade’ com alguém da sua confiança. Se você é gerente incentive esta prática em sua equipe. Quando bem planejada a ação de captação rende bons frutos.
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