5 dicas para vender um imóvel rapidamente
Todos sabemos que não existe fórmula mágica para vender um imóvel rapidamente, mas é certo que existem certos cuidados que precisam ser cuidados e que podem ajudar a acelerar o processo de negociação de uma propriedade.
Desde a captação até o momento da visita dos clientes compradores, é preciso ir além de ter um preço justo e adequado a oferta para vender rapidamente um imóvel. Confira neste artigo alguns pontos importantes que você deve seguir para garantir uma negociação rápida em sua imobiliária:
Faça você mesmo a descrição do anúncio
Sempre falamos na descrição do imóvel e na qualidade do anúncio como fator fundamental para que ele possa chamar a atenção dos compradores. Mas vale a pena contar uma experiência pessoal para frisar a importância do tema.
Atuando em imobiliária, percebi que as descrições realizadas dias após a captação eram menos completas que aquelas realizadas imediatamente após a visita.
Passei a acompanhar os corretores captadores para ajudar na descrição e o resultado foi muito mais eficiente. Conseguimos reduzir o tempo entre a captação e a publicação do anúncio em no máximo 24 horas.
Pode ser que você tenha muitos compromissos no seu dia, mesmo assim, procure fazer você mesmo a descrição do imóvel que vai vender em sua imobiliária. Será um excelente exercício de conhecimento que certamente o ajudará a vender mais rápido. Além disso, só você pode colocar as melhores palavras sobre as características daquela propriedade.
Tenha a documentação organizada sempre à mão
Outro ponto importante, às vezes deixado para depois por não parecer tão urgente, diz respeito a documentação.
Já presenciei negócios que não foram em frente pois a documentação do imóvel não estava disponível na imobiliária. Não basta ter o contato do proprietário para providenciar os papéis após a solicitação de um futuro comprador. Devem fazer parte do processo de captação do imóvel e até mesmo na descrição:
Cópias da matrícula atualizada;
- Certidões dos proprietários;
- Carnê do IPTU;
- Autorização de venda
Vale a pena dizer que, em casos de fiscalização do Creci, a autorização de venda dos imóveis em seu site pode ser solicitada.
Prepare-se previamente para as visitas
É comum um cliente muito interessado querer marcar uma visita imediata ao imóvel que lhe encantou. Quando isto acontece, é um verdadeiro “corre-corre” na imobiliária. Se o imóvel está vazio procura-se a chave, liga-se no condomínio, procura-se a documentação etc.
Já quando o imóvel está ocupado, é preciso agendar com o proprietário que nem sempre consegue atender a agenda do interessado.
Em qualquer uma das circunstâncias, é preciso antecipar as possibilidades previamente. Vale manter imóveis fechados limpos ou até se possível mobiliados para causar uma boa impressão nos compradores (vale a pena ler sobre a técnica de Home Staging).
Já nos imóveis que estão à venda, mas que possuem moradores, vale a pena conversar com o proprietário e entender qual o melhor dia e horário para visitas. Apresentar o local limpo e organizado será fundamental para garantir uma negociação rápida.
Avalie os canais de divulgação
Após a publicação do seu anúncio no site, você deverá avaliar quais canais de divulgação que poderão servir para acelerar as vendas. Além do seu site, portais imobiliários e redes sociais são importantes aliados com audiência qualificada para demonstrar interesse na sua oferta.
Vale a pena ter uma lista de interessados segmentada, conhecido como mailing. Desta maneira, você pode enviar a eles cada nova captação. Muitas vezes, seu novo cliente está justamente entre aqueles que já passaram pelos seus canais de atendimento.
Discuta os resultados com seus clientes
Para vender um imóvel rapidamente, é importante manter contato com o cliente proprietário. Alinhar expectativas e discutir com ele o número de pedidos de informação sobre o imóvel, de visitas realizadas ou de propostas enviadas.
Todos estes indicadores são importantes para entender se a estratégia de divulgação está correta e apontar se ajustes precisam ser feitos para gerar mais resultados. Como resultado deste diálogo com o proprietário, será possível criar ações pontuais, promoções ou direcionar o investimento em publicidade em canais mais efetivos por exemplo.
Os pontos apresentados aqui, se aplicados na sua rotina de trabalho, são capazes de fazer com que você e sua empresa vendam mais rapidamente os imóveis disponíveis em sua carteira.
Crie um check-list para cada captação e faça uma média de quanto tempo você leva para fazer negócios. Você verá que após a adoção destas dicas, suas negociações serão cada vez mais rápidas e eficientes.
Até a próxima.
Denis Levati
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