4 práticas eficientes para aumentar a conversão de seu atendimento online
Com os sites e anúncios imobiliários em portais cada vez mais popularizados, muitos corretores e empresas do setor estão optando por fazer suas prospecções de leads quase que integralmente através do canal online, o que demanda novas rotinas e conhecimentos para conseguir resultados mais efetivos.
E no meio digital, a abordagem e a velocidade com que você corretor gerencia seus contatos poderá ser a diferença entre um negócio fechado e uma oportunidade perdida pois o cliente de hoje, afeito a internet e seus recursos, preza por esta agilidade.
Mas para o corretor sem experiência, ainda pouco acostumado com o meio digital, responder com velocidade e ao mesmo tempo atender as expectativas do seu potencial cliente pode ser um desafio.
Confira quatro estratégias inteligentes e táticas comprovadamente eficazes para você dominar a arte de responder leads online.
1. Responda o mais rápido possível seus contatos
Quando se trata de atendimento online, a velocidade com que se responde a este contato pode ser o fator que irá possibilitar o sucesso de uma negociação.
Os consumidores muitas vezes determinam a capacidade de resposta imediata como um diferencial de qualidade do corretor, que quanto antes responder a sua solicitação, mais será considerado como um consultor qualificado e especializado.
Além disso, corretores que respondem aos leads em até 5 minutos, possuem 100 vezes mais chance de conversão do que aqueles que são gerados em até uma hora.
Quando você receber um novo contato, um novo lead, responda o mais rápido possível, na mesma velocidade com que o proprietário solicitou a informação.
Mesmo quando você estiver fora do escritório, longe de um computador ou por algum outro motivo impossibilitado de responder imediatamente, ainda assim é possível realizar um atendimento eficiente. Crie respostas automáticas que informem um tempo de espera razoável.
Utilize de maneira inteligente este recurso sendo direto: apresentando-se com seu nome, seu número de telefone e e-mail, deixando claro que já recebeu a solicitação e que entrará em contato assim que estiver desocupado.
2. Apresente-se como corretor de imóveis
Ao buscar um imóvel para comprar ou alugar, nada mais frustrante para este usuário do que não receber resposta de uma solicitação ou mesmo receber uma resposta genérica, com conteúdo pouco elucidativo.
Esteja preparado para mostrar seus conhecimentos e mostrar aos clientes potenciais por que você é o corretor indicado para atendê-lo. Mas lembre-se: quando se trata de escolher um corretor, os compradores estão à procura de um que seja ágil, mais que principalmente seja honesto, experiente e de confiança para intermediar a compra de sua residência.
Por isto, ao atender um contato, quer seja por e-mail, quer seja por telefone, esteja preparado para responder todas as perguntas feitas por este potencial cliente.
Mesmo quando você não conseguir reunir todos os dados, vale a pena entrar em contato com este cliente. Um telefonema de apresentação, de primeiro contato, dizendo que você recebeu a solicitação de mais informações sobre determinada oferta e que está levantando todas as informações solicitadas e que você será o corretor que irá atendê-lo costuma ser muito eficiente para tranquilizar este cliente e irá fazer (ao menos momentaneamente) com que ele aguarde para pedir novas informações, sobretudo no seu concorrente.
3. Atenda a expectativa criada por você mesmo
Você atendeu uma pessoa que está aguardando por uma informação e criou nela uma expectativa de que irá entrar em contato após determinado período. Um erro muito comum de muitos corretores é esquecer-se deste prazo e realizar o contato horas ou até mesmo dias depois. Muitas vezes descobrem que perdeu o cliente para outro corretor que já está realizando o atendimento ou até mesmo vendendo.
Mesmo que você tenha feito muito bem um primeiro contato – da maneira como foi descrito no primeiro passo – e que este cliente esteja com seus dados pessoais, o mais provável é que ele vá esperar pela sua resposta.
Por isto cumpra a expectativa que foi criada por você mesmo. E faça isto de maneira muito eficiente, respondendo uma a uma as solicitações enviadas previamente. Quando mais pontual e com mais naturalidade for a sua interação, maior será a chance de realizar um agendamento de visita.
4. Crie formas para fidelizar o seu cliente
Algumas contatos online que chegam ao corretor de imóveis – provavelmente a maioria deles – pode ser de pessoas que estejam no início do seu processo de compra, o que pode levar alguns tempo para que seja iniciada uma negociação e mais tempo ainda para que ela seja efetivada.
Cabe ao corretor criar uma newsletter, uma espécie de boletim informativo onde ele possa manter um canal de comunicação com seu cliente. Se após o primeiro contato, o consumidor indica que está apenas pesquisando, que pretende comprar só daqui a algum tempo, pergunte a ele se gostaria de receber atualizações e informações vitais relacionadas ao seu mercado.
Ao fazer isto, você estará criando um sistema de gerenciamento de seus clientes, alimentando-os com conteúdo direcionado e que leve em conta o estágio de compra e as necessidades deste futuro comprador. Informações sobre o bairro de interesse e novas ofertas dentro do perfil de busca costumam dar muito resultado.
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