Conheça os principais tipos de garantias de aluguel
Você sabe o que são as garantias de aluguel? O mecanismo legal tem a função de assegurar as condições contratuais acordadas entre inquilino e locador.
Este tipo de garantia é importante para que possíveis conflitos de interesse sejam previamente evitados ou solucionados de acordo com as diretrizes da legislação imobiliária.
Organizamos aqui os principais tipos de garantia de aluguel, para que você esteja completamente inteirado no assunto!
Seguro fiança
O seguro fiança é um serviço oferecido principalmente por instituições financeiras e seguradoras.
Ele é uma garantia que pode ser oferecida pelo locatário ao locador. No caso de possíveis inadimplências ou pendências, todos os valores poderão ser cobertos pela instituição contratada.
É uma das garantias mais seguras e populares nas negociações de contratos residenciais ou comerciais urbanos.
Depósito ou Cheque caução
Mais tradicional e também bastante popular, este tipo de garantia consiste no depósito adiantado de um determinado valor negociado entre locador e locatário.
Ele tem principalmente a função de evitar prejuízos em casos de inadimplência.
Assim como no seguro fiança, o depósito caução pode ser realizado com a mediação de uma imobiliária. Geralmente, o valor solicitado pelo locador é de até três aluguéis adiantados.
Além disso, ao final do contrato estabelecido, caso não haja pendências como atrasos no aluguel, condomínio e manutenção do imóvel, os valores do depósito caução poderão ser devolvidos.
Fiador
A garantia realizada por meio de fiador talvez seja a mais tradicional no mercado brasileiro.
Ela consiste na inclusão de um terceiro (que precisa ter uma propriedade) no contrato em negociação, que será responsabilizado pelas possíveis faltas ou inadimplências do locador. Isso porque é necessário assegurar as condições contratuais do locatário.
Mas como nem todos os interessados em alugar um imóvel conseguem apresentar um fiador que cumpra todos os requisitos exigidos para que se cumpra esta função, o depósito caução e o seguro fiança vem se tornando cada vez mais populares nos últimos anos.
Além disso e apesar de pouco comum, existe também a possibilidade do fiador como pessoa jurídica.
Cartão de crédito
Uma das modalidade mais simples e práticas, mas ainda não tão popular, é a utilização de cartões de crédito como garantia locatícia.
Neste caso, o interessado tem a possibilidade de assegurar a locação de um imóvel direto com o seu cartão.
Em geral, caso possua um limite de até quatro vezes o valor do aluguel, como débito automático. Em casos de atraso, os valores poderão ser repassados na fatura.
Tudo deve ser feito com muita organização neste modelo de contrato. É preciso que o locador esteja atento ao seu orçamento e tenha uma vida financeira bastante planejada para evitar as taxas das instituições financeiras.
Parceria entre imobiliárias e fintechs ou insurtechs
Por último, mas não menos importante, é preciso falar das formas mais inovadoras de garantia de aluguel.
Hoje, com a tecnologia e expertise de startups de tecnologia do setor financeiro (fintech) ou de seguros (insurtechs) já é possível oferecer garantias muito mais cômodas e seguras para locatários e locadores.
Com as garantias da ZAPway+, por exemplo, as imobiliárias podem contar com a Creditas e com a Pottencial para oferecer seguros sem fiador, cheque caução nem papelada.
Por meio de tecnologias de análise de crédito e as melhores taxas do mercado, é possível garantir o pagamento do aluguel ao locador e ainda facilitar a vida do locatário.
Você já conhece ou trabalha com estes tipos de garantias de aluguel? Compartilha com a gente nos comentários!
Comentários