O que as boas incorporadoras têm em comum?
Incorporadora tem um monte por aí, mas as BOAS incorporadoras são poucas. E quando eu digo “boas incorporadoras”, não estou me referindo somente às empresas mais rentáveis ou àquelas mais famosas… estou me referindo a incorporadoras que fazem a diferença e que geram impacto positivo nas regiões em que atuam.
Sou da opinião de que, mais do que fazer negócios e gerar resultados positivos, o incorporador imobiliário tem um compromisso com a cidade, com o bairro, com a rua em que resolve lançar um empreendimento imobiliário.
Ao longo de minha trajetória de mais de uma década no mercado imobiliário prestando serviços para incorporadoras em diferentes partes do Brasil, tive a oportunidade de trabalhar com muitas empresas que se destacam em seus mercados de atuação e percebi algumas características em comum entre elas, confira abaixo:
1) Criam empreendimentos relevantes
Um produto imobiliário relevante é aquele que se encaixa perfeitamente a uma necessidade de mercado, ajuda a melhorar a região em que está inserido e faz história. É aquele que se torna um ícone, um ponto de referência.
Geralmente você sabe que criou um empreendimento relevante quando mesmo depois de pronto e 100% vendido ele passa a ser conhecido por seu nome e não somente como “aquele prédio/aquele condomínio“.
Existem diversas maneiras de se tornar relevante, como inovar no projeto, trabalhar uma arquitetura diferenciada, oferecer uma gentileza urbana, criar um conceito forte… enfim… você não precisa necessariamente investir mais dinheiro, mas apenas ter um olhar um pouco mais cuidadoso com o entorno.
2) Possuem marcas fortes
As boas incorporadoras possuem marcas fortes. Muito além de investir na comunicação de seus produtos, elas investem na sua marca institucional. Elas são conhecidas e respeitadas nos seus mercados e, para isso, usam bastante a comunicação.
Mesmo que não tenham produtos à venda naquele momento, elas continuam promovendo esforços de comunicação para que sua marca continue se relacionando com os seus públicos de interesse. Isso independe do tamanho da empresa, mas sim do compromisso que cada empresário estabelece com a sua marca.
Boas incorporadoras possuem marcas fortes e isso acaba repercutindo em mais negócios, atração de bons profissionais, respeito da comunidade, dentre diversos outros ganhos.
3) Têm preocupação real com o cliente
Dizer que o cliente é o foco já virou um grande clichê, mas exercer este foco na prática é algo que só as boas incorporadoras de fato conseguem fazer. Essa preocupação é manifestada não só na relação após a venda ser realizada, mas sim desde a concepção dos projetos.
Imaginar que você vai criar um empreendimento imobiliário onde as pessoas de fato vão morar talvez por toda a vida e, a partir daí, desenvolver um produto melhor para que essa pessoa viva em plenitude. Boas incorporadoras investem tempo significativo em desenvolver boas plantas quando possuem preocupação real com o cliente.
4) Desenvolvem comunidades
Mais do que desenvolver imóveis, as boas incorporadoras desenvolvem comunidades. Especialmente aquelas boas incorporadoras que possuem um foco em determinado bairro ou região, estas empresas estão sempre preocupadas não só em fazer um produto imobiliário, mas também querem que o bairro se valorize e o local fique melhor, por isso investem em ações de paisagismo, recreação, patrocinam eventos, enfim, fazem com que o local em si fique cada vez melhor, pois isso – de tabela – faz com que os imóveis que ela desenvolveu ali fiquem sempre valorizados, assim como sua marca mais reconhecida.
5) Valorizam a inovação
Muita gente acha que a inovação está meramente ligada à tecnologia, mas na verdade inovar é simplesmente fazer diferente o que sempre foi feito igual e encontrar formas alternativas de chegar no resultado que você precisa.
Boas incorporadoras possuem a inovação no seu DNA e querem sempre melhorar seus produtos, criar novas atrações em seus empreendimentos, incrementar as áreas de lazer com novas opções, inovar nas ações de marketing e vendas, enfim… Boas incorporadoras são inquietas e querem sempre inovar, fazendo com que fiquem sempre à frente do mercado.
6) São humildes
Mesmo sendo líderes de mercado e tendo todo este destaque, as boas incorporadoras são humildes e assumem que não sabem tudo.
Mesmo que atuem por anos e anos no mesmo mercado, elas sempre começam cada novo projeto como se não soubessem nada, como se tivessem começado hoje, e com isso investem em pesquisas de mercado para entender o que precisa ser feito.
Elas possuem a humildade de reconhecer que sempre precisam aprender coisas novas para continuar se destacando e, com isso, valorizam os estudos de mercado.
7) Possuem boa gestão e são negócios rentáveis
Não basta ter todos estes diferenciais se você não tiver uma boa gestão. As boas incorporadoras sabem que é preciso ter todos estes diferenciais listados, mas a conta precisa fechar e por isso possuem um controle rigoroso sobre todos os seus processos, custos, investimentos e – principalmente – valorizam as PESSOAS que participam do negócio, pois são elas que fazem toda a magia acontecer e vão garantir que o resultado empresarial acontecerá de forma positiva.
Neste vídeo abaixo eu detalho um pouco melhor cada uma destas características acima, te convido a assistir:
Comentários