Marketing Digital e Vendas: para onde vamos?
André Siqueira, co-fundador da RD Station compartilha desafios, projeções e possíveis caminhos para o mercado digital em 2022
No primeiro dia de Conecta Imobi 2021 tivemos o prazer de receber no palco André Siqueira, eleito profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018); e autor do livro “Máquina de aquisição de clientes”, publicado em agosto de 2021.
André explora o histórico de sucesso da RD Station e sua estratégia de conteúdo inspiradora, mas salienta que não existe fórmula, o mercado é dinâmico: não é o que te trouxe aqui que vai te levar adiante; é necessário estar atento às atualizações do mercado pois tudo se transforma o tempo todo.
Jornadas de compra mais complexas
A jornada de compra se tornou mais complexa. O processo de marketing não é o mesmo do começo da década, tampouco o comportamento dos consumidores. O grande desafio é como traduzir isso no dia a dia.
André nos conta que os dados são fundamentais, mas são perigosos quando não abandonamos uma primeira camada de obviedade dessa leitura; é preciso complexificar a análise dos dados de consumo para entender os novos caminhos da jornada de consumo.
“É preciso entender o novo, para que ele jogue a nosso favor.”
Existe uma rede complexa na relação do consumidor com a sua empresa e é preciso possuir ferramentas e alavancas diferentes, com capacidades e objetivos diferentes, para entender as diversas formas de interação na relação com o consumidor.
Também é preciso analisar uma continuidade e um contexto muito mais amplo na jornada do consumidor do que a efetivação de uma compra/venda, para descobrir a soma das alavancas que de fato fazem a diferença. Não podemos resumir o sucesso da jornada à venda.
Muito além da venda
“A jornada não se resume à venda. A sua meta não é vender mais, é ter mais clientes satisfeitos.”
Nesse processo, ser referência em conteúdo é essencial: entender o consumidor, seus desejos, expectativas, dúvidas e ajudá-lo nesse caminho. André sugere a troca do imperativo “Vender” por “Ajudar”, e nos diz que:
“A tecnologia deve ajudar, mas ainda é de pessoa para pessoa. Sempre vai ser”.
De pessoa para pessoa
Esse tipo de relação é essencial e é preciso entender o que as pessoas estão procurando. É isso que um algoritmo faz: potencializa o aprendizado sobre o que as pessoas querem.
No entanto, isso é apenas uma ferramenta e ao menos metade do caminho é feito frente a frente, com conversa. É preciso lembrar que essa é uma área afetiva, é preciso conexão com as pessoas. E então a questão que temos é:
“Como eu passo emoção e profundidade no meu conteúdo? A gente não nasce interessante, a gente se torna interessante.”
Quanto mais entendermos o dia a dia do cliente, mais fácil se torna trazer elementos para a produção de conteúdo, para o posicionamento, para o produto e para o empreendimento como um todo.
Inclusive, aqui André reforçou a importância de trabalhar com uma equipe diversa: “É uma questão de estratégia: precisamos de realidades diferentes, perguntas novas, novos ângulos, isso tudo é muito rico, isso traz profundidade.”
O que esperar do futuro
Para André, ao invés de tentar prever demais o futuro e buscar inovação de maneiras mirabolantes, é preciso entender algo que vai além das novas fórmulas:
“Eu não sei qual vai ser o futuro, mas eu sei o que não vai mudar e é nisso que eu invisto”.
Melhorar a experiência da jornada de compra e otimizar continuamente nossas ferramentas são as melhores formas de nos preparar para o futuro. “Fazer bem o que atende o meu cliente: é aí que nasce a inovação.”
Veja todas as principais palestras do Conecta Imobi 2021
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+Quem é o profissional de marketing do futuro?
Anote onde investir
“Não é mídia. Não são ferramentas. É quem opera isso tudo que tem mais potencial de fazer a diferença”.
- Não comemore uma venda, comemore um cliente satisfeito!
- Jornadas de compra mais complexas pedem análises de dados mais complexas.
- Entender e apoiar seu cliente é a melhor estratégia de sucesso.
- Invista em pessoas com talento e disposição, principalmente em formação para que elas evoluam e sua empresa também.
Confira essa e outras palestras do evento Conecta Imobi 2021 aqui no blog!
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