Guia completo: como fazer networking em eventos
Aprenda como aproveitar da melhor forma os eventos para ampliar seu networking, fechar aquela parceria comercial, alavancar resultados e divulgar o seu negócio.
Neste guia, você vai encontrar 11 dicas matadoras para se relacionar melhor e obter um resultado ainda mais satisfatório durante o networking.
1. Prepare-se antes do evento
Estudar o evento é um fator muito importante. Saiba quem estará lá, as principais referências do mercado que poderão estar presentes, além de identificar as pessoas que tenham a ver com o seu negócio. Afinal, não adianta você ter diversos números em sua agenda se eles nunca forem acionados. A dica é: quanto mais qualificada e segmentada for a sua base de contatos, maior a probabilidade de você construir relações sólidas e fechar negócios de sucesso.
No aplicativo do evento Conecta Imobi você pode conferir todos os participantes que baixaram o app. Além disso, no evento do Facebook também temos alguns confirmados.
E claro, os palestrantes também são contatos importantíssimos. A lista com os nomes você encontra no app e no site.
2. Estude a agenda
Conheça a grade de conteúdos do evento e procure entender em quais palestras o seu público possivelmente estará. Para isso, é importante que você tenha clareza de quem é o seu público-alvo e quais reações você pode esperar dele.
3. Visite as feiras de negócios
Uma das experiências mais legais dos eventos é proporcionar a proximidade com diversas empresas que disponibilizam diferentes serviços e soluções para o mercado. Sendo assim, não deixe de visitar os expositores e explorar cada contato presente.
4. Evite o celular durante as conversas
Ficar no celular durante uma conversa, além de ser deselegante, pode fazer você perder a oportunidade de fechar um negócio ou conseguir um contato qualificado. Afinal, ninguém gosta de conversar com alguém que não está presente no assunto.
Use o celular apenas para assuntos urgentes, registrar contatos, fotos, vídeos ou outras coisas relacionadas ao evento.
5. Participe dos happy hours
Na maioria dos eventos, há algum momento reservado para descontração, como coffee breaks, almoços e coquetéis. Além de se divertir um pouco, você pode aproveitar essas oportunidades para se relacionar com pessoas de um jeito mais informal.
No Conecta Imobi, temos o Aquece Conecta, que ocorre um dia antes do evento, no Boteco São Conrado, na Vila Madalena, em São Paulo. Além disso, para quem garantiu o ingresso premium, há um buffet de coffee break disponível durante todo o evento e, ao final do primeiro dia, um coquetel vip.
6. Faça um estoque de cartões de visita
Não tem como fazer networking em eventos sem cartões de visita. Sendo assim, prepare-se para levar o máximo que puder ou, caso preferir, baixe aplicativos que também possuem essa funcionalidade.
Além disso, é importante que o seu cartão de visita tenha, no mínimo, seu nome, algum telefone para contato e endereço. Se optar por usar os tradicionais cartões de papel, invista em um de qualidade e mantenha-os limpos.
7. Planeje sua abordagem
É importante que você saiba como iniciar uma abordagem. O primeiro passo é identificar o momento em que a pessoa dará alguma liberdade para essa aproximação. Depois disso, apresente-se, fale o nome da sua empresa e seja simpático. Depois das devidas apresentações, é o momento de trocar os cartões e começar a conversa.
Pense em perguntas pertinentes ao evento, sobre o negócio que essa pessoa possui e em questionamentos que te ajudem a definir se ele é ou não um contato qualificado. Se as respostas forem vagas ou muito curtas, tome cuidado nas próximas. Porém, se perceber que tudo está fluindo bem, aprofunde ainda mais a conversa.
8. Participe de dinâmicas:
Alguns eventos oferecem dinâmicas, jogos e atividades extras, por isso, tente sempre participar.
No Conecta Imobi, temos a Rodada de Negócios que é um momento excelente para networking, no qual os participantes compartilham experiências, conhecem novos negócios e vendem o seu produto. Além disso, também temos uma sala de Workshops e Mentorias, com o objetivo de proporcionar momentos práticos de conteúdos que estamos vendo nos palcos do evento.
9. Circule pelo evento:
Há quem diga que se você não está conversando com alguém, algo já está errado. Não fique esperando que as pessoas cheguem até você e caso não tenha conseguido falar com aquele potencial cliente que tanto gostaria, movimente-se e vá em busca de outra oportunidade. O importante é estar sempre em busca de novos contatos para aumentar sua rede.
10. Anote todos os contatos:
É normal que, após um evento, a gente saia com diversos cartões de visita. Mas do que adianta conseguir muitos contatos e não lembrar com quem e o que conversou?
Por isso, a dica é sempre anotar alguma informação que te faça lembrar daquela pessoa e também sobre o assunto que falaram. Uma ideia legal é criar categorias como clientes, potenciais clientes, fornecedores, parceiros e etc. Relacione-se com eles e mande um e-mail agradecendo a conversa, agende uma reunião ou marque uma visita à empresa dele.
Esperamos ter te ajudado, lembrando que você pode colocar em prática todas esses dicas em qualquer evento que você for.
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