Explorando conteúdo local em vídeo no YouTube
Todo corretor ou imobiliária, de pequeno porte ao menos, deve ter um foco geográfico de atuação para ser especialista naquele bairro, cidade (se pequena), quadra ou até mesmo rua. Explorar este tema é essencial para o desenvolvimento de sua marca, relacionamento e autoridade dentro de uma região.
Você deve utilizar suas redes sociais para demonstrar isto através do compartilhamento do seu conhecimento sobre aquela região na qual é especialista. Isto pode ser através de textos, materiais para download, newsletters, postagens no Facebook e vídeos.
Mas os vídeos, com um bom roteiro e atrações, podem ser o grande trunfo para você virar referência em sua área. Utilize-os não somente para deixá-los no YouTube, mas também para compartilhar em seu blog profissional, em uma sessão específica dentro do seu site e em redes sociais.
Você pode ter momentos no vídeo em que fala sobre:
- como é viver naquele bairro;
- principais ruas e acessos;
- locais de interesse;
- a história do local ou de alguma área dele;
- entreviste alguma personalidade local e moradores;
- comente e apresente dados do mercado imobiliário local.
Compartilhamos com vocês uma série, chamada Role Imobiliário, onde o apresentador Renato Avelar faz um passeio com seu clássico Porsche 356 de 1958 (uma réplica em detalhes)* e vai apresentando, sem formalidades e de forma simples, aquele bairro.
O Role Imobiliário é um programa que é explorado no YouTube e outras redes sociais, mas originalmente veiculado em um canal de TV à cabo. Não tem foco em um só bairro, fala sobre diversos. Isto pelo fato de ser um programa não vinculado diretamente a uma imobiliária ou corretor, mas abrangendo imóveis e regiões de uma rede imobiliária.
Acompanhem um “role” com Renato Avelar e observem o modo com que ele comunica, apresenta a região e o mercado imobiliário local sem ser maçante ou comercial.
Repare que este não é um material focado em vendas, diretamente, mas sim em gerar relacionamento pela entrega de valor à pessoa que está interessada naquela região.
Os vídeos são extensos de certo modo, até pelo fato de ser feito para um formato “tv” e falar sobre um bairro todo. Entretanto, o corretor ou imobiliária focados em um local específico, poderão ir mais a fundo em determinados pontos em vídeos mais curtos, de 3 à 5 minutos por exemplo.
Dentro do YouTube, você deve ter um título claro e simples sobre o vídeo, sempre lembrando de ter o bairro e cidade nele, e explore mais informações na descrição. A cada novo vídeo postado, compartilhe ele com amigos, em seu perfil nas redes sociais, blog e site.
Se você é uma imobiliária que trabalha com foco em uma cidade, agrupe os vídeos de um determinado bairro em playlists. Assim fica mais organizado para quem acessa diretamente seu canal no YouTube e ainda possibilita que você compartilhe a playlist daquele bairro em específico, novamente, em seu blog, site e página.
* Para os apaixonados por carros, e por cinema, um detalhe sobre o Porsche 356: ele é uma réplica autorizada da fábrica em Stutgard e foi o carro utilizado por anos e anos em provas por James Dean na Califórnia/EUA.
Comentários