Como captar clientes usando o Facebook – Parte 2
No meu último post mostrei como o Facebook é uma excelente ferramenta para captar clientes, mas hoje vou contar uma história de como eu consegui que 90% das minhas captações viessem do Facebook…
O que a Rede Globo faz? A maioria das pessoas iria responder o óbvio, “novelas, noticiários, séries, programas de auditório e etc”, mas na verdade não é isso, ela faz PROPAGANDA! Sim, o negócio dela são os comerciais, e entre uma e outra propaganda, tem a novela das nove, o Jornal Nacional, o Fantástico e assim por diante. Agora me responda, se a empresa que mais ganha dinheiro no Brasil com anúncios foca em conteúdo para gerar engajamento com o cliente e assim vender indiretamente, porque você vai focar em anúncio? Ou seja, não faça anúncio no Facebook, faça novela!
Tenho centenas de colegas de profissão no meu Facebook e todos os dias eles me enviam fotos de imóveis, oportunidades, “galinhas mortas” e mais um bando de informação que não me interessa, e pior, fazem isso até por email. Desta forma eles não estão me trazendo informação de qualidade ou me divertindo, eles estão sendo vendedores chatos. Eu, assim como o resto das pessoas, estou interessado em novidades, vídeos engraçados e outras amenidades. Você pode até tentar vender um imóvel para mim, mas deve fazer isso de maneira indireta, primeiro deve chamar a minha atenção de outra forma, me engajando com conteúdo.
Certo, mas como assim? No meu Facebook eu coloco todos os dias os mais diferentes assuntos, como as novidades da tecnologia, fotos do meu dia dia, notícias importantes sobre economia, geopolítica, vídeo clipes e até o último vídeo engraçado do YouTube. Desta forma estou direcionando a atenção do público a mim, e uma ou duas vezes por semana mostro a estas pessoas que sou um corretor. Como? Algumas vezes com um flyer virtual citando a minha imobiliária e outras vezes com um texto relevante do mercado imobiliário, que no final dele tem meu email ou telefone para tirar dúvidas ou usar meus serviços de consultor. Desta forma alcanço o meu público alvo sem ser um vendedor chato.
O Facebook é uma ferramenta que aproxima as pessoas, porém as pessoas gostam de amenidades, por isso cuidado ao colocar assuntos polêmicos, erro que eu cometo até hoje (tudo leva tempo para atingir a perfeição), pois incomodam algumas pessoas. Tente sempre passar conteúdo que faça o seu cliente rir ou ficar mais bem informado, tente evitar assuntos que vão irritá-lo. Usando este modelo de divulgação, você irá captar mais imóveis utilizando um canal que é bem mais cômodo do que sair na rua atrás de clientes.Sim, você tem que criar relacionamento, seja online, seja offline, porém no Facebook é bem mais fácil e barato.
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