Como as startups estão ganhando importância no mercado imobiliário
Cada dia mais as startups aparecem na mídia e na vida das pessoas, por isso, mesmo corretores e corretoras de imóveis de imobiliárias tradicionais com certeza já ouviram falar sobre elas. Mas você entende como elas ganham importância no mercado imobiliário?
Algumas empresas do segmento de imóveis já se relacionaram com startups e perceberam os benefícios de trazer equipes inovadoras para dentro do negócio. Alphaville Urbanismo, Cyrela, Brognoli são algumas delas. Entenda como foi a experiência dessas empresas com startups e de que maneira elas ajudaram nos negócios.
O que é uma startup e por que são importantes para o mercado imobiliário?
Startups são empresas em estados iniciais em busca de um modelo de negócio escalável. Ou seja, empresas que criam um produto ou serviço que pode ser altamente replicado (daí a importância da tecnologia) e que, é claro, resolve um problema real do mercado.
Essas empresas rápidas, enxutas e com alto potencial de inovação, tendem a se aproximar de empresas já consolidadas para testar suas soluções e inovações. Assim, o mercado imobiliário é muito interessante para startups, afinal, trata-se de um segmento que engloba construtoras, imobiliárias e incorporadoras com muito tempo de atuação e que estão em busca de inovações.
Por que empresas imobiliárias precisam buscar startups?
O principal motivo para se conectar com startups é a velocidade com que essas empresas conseguem entregar uma solução. Geralmente menos burocráticas, elas arriscam mais no desenvolvimento e testes de produtos e serviços.
Um bom exemplo disso é a Alphaville Urbanismo, com 40 anos de atuação no mercado de urbanização, percebeu que inovar dentro de casa demorava mais. Para solucionar a questão do acompanhamento da grande quantidade de empreendimentos, eles fizeram uma parceria com a Maply, uma startup de drones comerciais com um software de gestão que otimizou as operações, tornou o acompanhamento mais seguro e ainda gerou uma grande redução de custos devido à diminuição nos prazos e deslocamentos.
Startups e inovação no mercado imobiliário
Já na imobiliária Brognoli, com mais de 60 anos de mercado, o entendimento de que a transformação digital traria uma ruptura nas exceções, fez com que ela buscasse implementar inovação. A empresa criou um laboratório de inovação que foi um sucesso tão grande que se tornou uma iniciativa independente: o Bloco. De 2019 para cá, o hub já está em mais de 10 estados e já fez conexão com mais de 80 startups.
Na Cyrela, as experiências com startups foi tão boa, que a gigante do mercado imobiliário incubou sua própria fintech, a CashMe, especializada em crédito para empreendimentos imobiliários.
Qual o momento certo para se relacionar com uma startup?
Tudo depende dos desafios. A Alphaville e a Cyrela buscam por soluções que, de preferência, já tenham testado o produto com um cliente. Já a Brognoli, que tem um hub de inovação, oferece um campo de experimentação para startups, já avaliaram mais de 750 startups e se conectaram com 80.
Aqui, tudo depende do tamanho do seu desafio, se é com cliente final ou não e o quanto de investimento inicial é preciso. Uma regra de ouro das próprias startups que você pode usar é o MPV (mínimo produto viável) para testar. Ou seja: se encontrou uma possível solução para uma dor, teste da maneira mais simples possível para poder ajustar, corrigir e evoluir.
Prepare seu negócio para lidar com startups
Preparar uma imobiliária ou empresa do setor para receber startups depende de como e para quem precisamos mostrar que a inovação é a solução de um problema que temos. Além disso, é importante que todos na empresa estejam cientes que uma startup está sempre se movimentando, testando e inovando — o que pode gerar uma sensação geral de menos segurança.
Na experiência da Alphaville, a urbanizadora encantou primeiro a diretoria, mostrando como uma startup poderia trazer uma solução para o negócio. Dado o primeiro passo, toda a empresa se preparou para receber a empresa em estágio inicial. Todos tinham que estar de cabeça aberta para interagir com um negócio que tem processos diferentes.
A Brognoli decidiu colocar o setor jurídico da imobiliária dentro do laboratório de inovação. Pensando que seria a área que demonstraria mais restrições, a ideia de fazer essa aproximação tinha como objetivo facilitar a relação das startups com o setor.
Encontre startups para o mercado imobiliário
Aqui o conceito chave é inovação aberta: gestão e fomento de inovação com a colaboração de pessoas e organizações externas à empresa. Existem diversas formas, como se conectar a hubs de startups, incubadoras e aceleradoras. Além, é claro, de estar atento ao mercado.
A Alphaville fez um programa aberto de conexão com startups. A urbanizadora realizou encontros no Recife, Florianópolis e São Paulo, três cidades polos de inovação do Brasil, informando que estava aberta para relacionamento com novos negócios. Mais de 150 demonstraram interesse. Já a Cyrela, patrocinou eventos de inovação e depois investiu em mídia, até que as startups começaram a se conectar com a incorporadora.
Cada empresa teve sua própria experiência para se conectar com startups. Todas elas identificaram como os negócios em estágio inicial podem se relacionar com grandes empresas.
E na sua imobiliária? Você já fez parcerias com startups? Você incentiva a inovação? Conta para a gente nos comentários!
Insights do painel A Era da Inovação, com os palestrantes Frederico Mattos da Cyrela, Bruno Loreto da Construtech, Eduardo Barbosa da CEO Brognoli, Patricia Hulle da Alphaville Urbanismo, Moderador: Marco Poli, apresentadas no Conecta Imobi 2018.
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