Avaliação de Imóveis: como tornar-se um corretor especializado
Muito leitores do Guru do Corretor entram em contato conosco, solicitando informações sobre como um corretor deve proceder para atuar como um avaliador de imóveis. Para responder a esta pergunta, precisamos primeiro entender para que serve e quem pode fazer uma avaliação imobiliária, uma atividade muito técnica e específica de nosso mercado.
Cotidianamente o corretor de imóveis é solicitado a avaliar imóveis de seus clientes e por não possuir certificação ou conhecimento acaba deixando de prestar um serviço, prejudicando uma eventual negociação. Acontece que uma avaliação oficial, denominada ‘parecer técnico de avaliação mercadológica’ só pode ser expedido por um profissional certificado, um Avaliador Imobiliário.
Quem pode avaliar um imóvel?
Só poderá ser chamado de Avaliador Imobiliário o profissional que receber do CRECI o título conhecido como CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), concedido apenas para corretores que possuam curso superior de Gestão Imobiliária ou um curso específico promovido pelo CRECI. Sem esta certificação, o corretor não poderá emitir parecer técnico ou cobrar por uma Avaliação Imobiliária.
O que é Avaliação Imobiliária?
Avaliação de imóveis é a definição do valor de mercado de um bem ou do direito sobre ele. Em poucas palavras, avaliar é precificar um imóvel. Uma demanda que qualquer proprietário irá necessitar em algum momento quer seja por necessidade, quer seja por curiosidade.
De maneira geral, uma Avaliação Imobiliária deverá conter:
– Perícia do imóvel avaliado que possa caracterizar sua estrutura e condições de habitabilidade.
– Pesquisa de mercado realizada com técnicas que comprovem sua autenticidade.
– Análise de dados que visem a projeção do valor de mercado do imóvel e comparativo entre bens similares.
– Emissão de laudo técnico, segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas
Qual a finalidade de avaliar um imóvel?
Por quais motivos um proprietário necessita da avaliação de seu imóvel seja urbano, rural ou industrial? Os mais importantes são:
Para ter parâmetros de compra e venda: O primeiro passo para vender ou comprar um imóvel é saber seu valor.
Locação: Proprietários de imóveis destinados para renda baseiam o valor do aluguel a partir da avaliação do mesmo.
Balanço patrimonial: Pessoas físicas ou jurídicas que necessitem incluir seus imóveis de maneira oficial em seus balanços patrimoniais.
Inventário: Famílias que necessitam atualizar valores de imóveis para constar em inventários.
Pela necessidade crescente e pela quantidade de pedidos de avaliações extra oficiais solicitadas aos corretores e imobiliárias, podemos dizer que este é um nicho que pode ser muito bem explorado por quem deseja se especializar, ampliar suas possibilidades profissionais além de ter sempre argumentos rápidos e seguros em suas negociações.
Comentários