5 dicas valiosas para corretores de imóveis iniciantes

O começo em qualquer área costuma ser um grande desafio, mas é preciso lembrar que muita gente já passou por lá e pode nos ajudar a seguir na profissão que escolhemos. Separamos algumas dicas valiosas para corretores de imóveis iniciantes, para ajudar nesse momento tão importante.
01 – Sua formação como corretor é contínua e permanente
A formação de um corretor de imóveis não termina no momento da formatura de seu curso técnico. Também é importante escapar da noção de que um corretor de imóveis deve focar sempre em suas técnicas de venda. Nesse mercado, existem muitas áreas de conhecimento que podem fazer com que o corretor iniciante se destaque.
Quando falamos em imóveis, estamos falando em arquitetura e design em função do conforto e funcionalidade da vida cotidiana; estamos falando de marketing para chegar nas pessoas; de experiência do consumidor durante a jornada de compra; de gestão; e até de inovação e tecnologia. Um corretor de imóveis disposto a entender um pouco dessas áreas certamente irá se destacar em suas conversas e negociações.
Inclusive, se ainda não viu, conheça o Conecta Imobi Academy (plataforma de vídeos que reúne os melhores conteúdos do mercado imobiliário!).
02 – Aposte na sua presença digital como corretor de imóveis
Aparecer online pode não ser algo do seu perfil, ou ainda, uma tarefa à qual você não quer se dedicar. No entanto, não há como negar que: corretores de imóveis que possuem um perfil ativo e produzem conteúdo na área ganham destaque e melhoram seu relacionamento com o público-alvo.
Além da performance, aqui há a possibilidade de se tornar uma referência na área, em nichos ou assuntos específicos no mercado imobiliário, e construir sua marca pessoal.
Há diversas formas de ter presença digital, mas é preciso criatividade, conhecimento e dedicação para colher os benefícios para você e para o público. Já pensou em fazer um curso sobre presença digital para corretores de imóveis? No Conecta Imobi Academy tem!
03 – Crie uma boa rede de relações
É comum sentir uma pequena ansiedade no começo de qualquer atividade profissional em que ingressamos; no começo ainda não temos muitos contatos, não entendemos muito bem as dinâmicas das relações entre profissionais, empresas e clientes. Nossa quarta dica é sobre esse momento em que todos os profissionais já se encontram: como faço um bom network?
Não tenha medo do erro, é natural que o corretor iniciante tenha muito cuidado, talvez um cuidado excessivo em aprender diversas técnicas que o ajudem a se comunicar ou estabelecer uma relação olho a olho, mas é preciso ir com calma. Não existe fórmula para se relacionar com as pessoas, não se trata de uma ciência exata. Mas é preciso ter algumas coisas em mente.
O importante aqui é ter algumas noções básicas de comportamento como estar aberto para escutar as pessoas, com cuidado e atenção, respeitar seus pontos de vista. Empatia, cuidado e confiança são fundamentais em todas as relações de trabalho.
04 – Abrace a inovação no mercado imobiliário
O mercado imobiliário vive mudanças bastante estruturais; quem está na área há mais tempo pôde observar muitas dessas alterações nos modelos de negócio do mercado. O corretor de imóveis iniciante chega na área em um momento bastante fértil para novas tecnologias e diversas possibilidades de perfil profissional.
Para aproveitar ao máximo, é preciso que o novo profissional esteja atento a essas mudanças, especialmente as tecnológicas. Hoje o campo de atuação é bastante aberto, recomendamos que o corretor de imóveis iniciante estude quais são as possibilidades e experimente as que fizerem mais sentido com seu perfil.
05 – Converse com corretores de imóveis experientes
Corretores de imóveis que estão na área há mais tempo certamente já passaram por diversas dúvidas, questões e ansiedades que o corretor iniciante está enfrentando; e por mais que as inovações do mercado às vezes pareçam criar uma grande distância entre os mais experientes e os mais novos, o corretor iniciante deve ter em mente que não precisa inventar a roda.
Você está chegando num caminho que já está asfaltado e, apesar das mudanças no modelo de negócios, a inovação, a criatividade, o network e muitas outras coisas sempre estiveram lá. Estar perto de profissionais experientes é fundamental e uma das maneiras mais efetivas de formação profissional. Troque, converse, tire dúvidas, você certamente encontrará alguém disposto a te ajudar a seguir nesse caminho, e se tornar um grande profissional.
Vale dizer que entrar para o mercado imobiliário como corretor de imóveis não é uma tarefa fácil, mas traz, sem dúvidas, grandes oportunidades. Por isso, para você que está começando: estude sempre, teste coisas novas e converse com corretores mais experientes. Aos poucos, com calma, você irá construir sua marca pessoal e conquistar um lugar no mercado.
Você que está começando, quais são seus maiores desafios? Conta pra gente aqui!
Comentários