4 dicas para entender os hábitos de compra dos seus clientes
A digitalização do mercado mudou drasticamente a forma como ocorre a jornada de compra de clientes imobiliários; o que também criou um novo mundo, com novas oportunidades para aqueles que procuram empreender no mercado de imóveis .
Neste post, você encontra 4 dicas para entender o que mudou com a ampliação do mundo digital no mercado imobiliário e como você pode usar este novo cenário a seu favor. Confira!
Sempre dá para conhecer mais do seu cliente
A forma de atrair e fidelizar um consumidor mais exigente é conhecê-lo bem. Hoje o desafio, além de encontrar o cliente certo para o imóvel certo, é conquistar um perfil específico de comprador, um nicho de mercado.
Para isso, é preciso fazer um trabalho minucioso, com pesquisas, projeções; dados que são coletados a partir da navegação, dos leads gerados, do perfil das pessoas que têm interesse em determinado tipo de imóvel, etc. Tudo isso para que você consiga ser cada vez mais assertivo nos investimentos de mídia.
E, o principal dessa dica é que esse movimento de investigação não pode ser feito apenas uma vez e nunca mais revisto. Afinal, se entendemos que o mundo está mudando, também está o comportamento dos compradores de imóveis.
Gerando uma base de dados sobre seus clientes
Existem alguns caminhos interessantes para conseguir uma base de dados relevante. Você pode conseguir uma parte desses dados de um jeito mais fácil: são aquelas informações que você conhece ou que são geradas e compartilhadas por algum parceiro de negócios.
Outro meio é consumir dados de terceiros, que é quando você se conecta a outros sites ou veículos que geram dados adicionais. São as DMP’s Data Management Platform (que será explicada logo a seguir).
Se possível, encontre colaboradores para uma formar uma boa equipe de marketing; esses profissionais podem desenhar uma estratégia baseada nos objetivos do seu negócio, realizar pesquisas e leituras dos dados levantados para o desenvolvimento da melhor estratégia para o perfil do seu negócio.
Faça a gestão das informações coletadas
Para coletar, armazenar e gerir esses dados, é preciso entender o processo de data management platform – DMP (plataforma de gerenciamento de dados). Nesse tipo de sistema, como Google Analytics, existem repositórios de dados dos consumidores de um determinado site, que permitem a realização de cruzamentos; isso pode te indicar determinados perfis ou comportamentos de grupo de pessoas que têm mais aptidão a consumir determinado produto e serviço.
Ao cruzar os dados contidos nas DMPs, é possível perceber uma sofisticação na hora de avaliar essas informações e encontrar perfis semelhantes, com detalhes que você não veria numa primeira análise.
Uma boa forma de acessar essa inteligência de dados é através de plataformas já criadas para o mercado imobiliário, como o ZAPway+.Uma ferramenta com a jornada de compra e locação de imóveis integrada com tudo o que você precisa, inclusive inteligência artificial para cruzamento de informações e classificação de leads.
Preste atenção nas tendências globais
Muitas vezes, ficamos tão focados no dia a dia do negócio, em fechar contratos de venda e aluguel de imóveis, fazer visitas, cuidar do relacionamento com clientes, que não sobra tempo para analisar o que está acontecendo no mundo.
Por isso, um bom hábito para acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores é consumir conteúdos sobre tendências regularmente. Incluir na rotina uma newsletter sobre o mercado, por exemplo, ir em eventos do setor imobiliário e sempre se perguntar como essa mudança impacta seus clientes.
Agora a gente quer saber de você, corretor e corretora: qual o hábito mais importante para acompanhar as mudanças de comportamento dos clientes?
Este texto tem como base a palestra de Eduardo Schaeffer, Diretor de Marketing, do Grupo Globo, apresentada no Conecta Imobi 2018.
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