4 dicas essenciais para ter sucesso em campanhas de email marketing
O e-mail marketing é uma das maneiras mais conhecidas e praticadas de comunicação direta entre empresas e público. Hoje existem no mundo cerca de 4,3 bilhões de contas de e-mail. A estimativa é de que 92% da população utilize este recurso; 61% utilizaria todos os dias e os mesmos dados apontam que 72% dos consumidores preferem utilizar o e-mail como canal de comunicação para empresas.*
Preparamos algumas dicas importantes para o corretores, corretoras e profissionais do setor imobiliário que desejam explorar ao máximo os benefícios do e-mail marketing:
1. Construa uma boa base de e-mails de clientes imobiliários
O que importa para seu sucesso não é a quantidade, mas sim a qualidade dos leads da sua base. Prefira 100 e-mails de clientes cadastrados em seu site com o perfil alinhado ao seu nicho de mercado, do que 1000 e-mails de quem você nem sabe ao certo o perfil.
Uma base de qualidade é formada por cadastros de pessoas que estão interessadas no seu produto, que tem potencial de fechar negócio com você, mesmo que no futuro.
Em hipótese alguma compre listas de e-mails, pois, no momento que seu destinatário recebê-lo, as chances dele não abrir ou o servidor identificar que trata-se de spam são muito maiores. Fora que, mesmo que a pessoa abra, a relação de confiança com a sua marca já fica deteriorada com um e-mail que começa com uma invasão de privacidade.
Outra dica importante é: coletar informações relevantes e ao longo do tempo. Por exemplo: numa primeira etapa, foque em coletar informações simples, como nome, e-mail, localização; depois, telefone, tipo de imóvel que busca e estimativa de tempo. Para essa missão é essencial contar com um CRM imobiliário (customer relationship manager).
2. Segmente os leads imobiliários estrategicamente
Com a sua base de e-mails construída, é ideal segmentar para aprofundar o seu contato. Ou seja, separar cadastros em grupos por afinidade para depois fazer o disparo de uma campanha de email marketing com maior precisão e relevância para o destinatário.
Com os cadastros e e-mails obtidos em sua estratégia de construção de mailing, já é possível prever e organizar os grupos que se formarão para programar envios de conteúdo relevante a cada um deles.
Veja algumas ideias de como segmentar seus cadastros de acordo com sua origem:
- E-mails recebidos via telefone → informações gerais com os dados existentes e até coletando novas informações
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- Páginas de cadastro de empreendimento → informações completas e uma chamada para ação de agendamento de visita
ㅤ - Assinantes de novidades → Crie uma newsletter com os melhores posts da semana do seu blog e envie periodicamente a estes cadastros. Assim você fixa sua marca e pode testar os e-mails sem saturá-los, com conteúdos interessantes e novas informações. No rodapé da arte você poderá trabalhar um produto ou dois, que sejam distintos entre si, para você saber que, quando houver interesse (demonstrado por um clique na oferta), ele prefere este ou aquele imóvel ofertado na sua newsletter.
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3. Analise os dados para tomar decisões
Cada disparo de campanha realizado é uma oportunidade para você conhecer melhor cada grupo. Para isso, analise o que cada métrica lhe dirá sobre determinado grupo.
- Taxa de abertura de e-mails
É a porcentagem de pessoas que abriram seu email. Podemos dizer que isso demonstra interesse em seu produto ou marca, mas não é uma regra.
Uma boa taxa de abertura pode estar diretamente relacionada ao campo de “assunto” do e-mail. Quanto mais atraente for a linguagem do assunto, melhor será este indicador. Trabalhe este campo com uma chamada breve que identifique o destinatário do que se trata e, mais importante, que o conteúdo diz respeito ao que ele procura.
- Taxa de cliques
Esse é o volume total de cliques em links do e-mail. Para atrair mais cliques, primeiramente você deve conseguir cativar seu cliente; o segundo passo é chamá-lo para conversão, atraindo-o para um “Agende uma visita” ou “Saiba tudo sobre este empreendimento”, por exemplo.
- Motivo de descadastro e Rejeição
As boas práticas de e-mail marketing e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) pedem que seu e-mail seja recebido com uma opção de descadastramento (opt-out). Observe os motivos de descadastro para regular a periodicidade de envio e ajuste seu conteúdo para que seja mais relevante ao seu destinatário.
A quantidade de descadastro deverá ser baixa; caso contrário vale entender a qualidade da base de emails, sua segmentação, conteúdo e frequência de disparos.
Já as rejeições são os destinatários que não receberam o seu e-mail por motivos como usuário inválido (quando o e-mail cadastrado está incorreto), domínio inválido (quando o domínio está incorreto – ex.: email@gmai.co), caixa de entrada cheia ou outros.
4. Crie estratégias com base no engajamento
É necessário moldar sua comunicação de acordo com a resposta dos leads. Após disparar um e-mail marketing você analisará seus dados e observará que seus resultados aparecerão até no máximo 48 horas após o envio.
Passado este momento você poderá preparar novos disparos de acordo com a interação que as pessoas tiveram, por exemplo, regras de disparo e réguas de conteúdo diferentes para quem abriu ou não; para quem clicou ou não e até personalizações de acordo com qual link do e-mail a pessoa interagiu.
A maioria dos softwares de CRM têm funcionalidades de automação para esse tipo de ação. Assim, você cria regras automatizadas com comunicações personalizadas e ainda ganha tempo para o que realmente importa: cuidar do seu cliente!
Agora, a gente quer saber de vocês: o que falta para sua estratégia de e-mail marketing ter sucesso?
*[dados da Radicati Group]
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