10 passos para ser um corretor de sucesso

Existem muitos corretores de imóveis atuando de diversas formas, mas mesmo contando com um número bastante considerável de profissionais, o mercado nunca se viu saturado. Isso acontece porque os profissionais da área são muito diferentes e cada um tem uma forma de trabalhar. Esse fato abre espaço para falarmos sobre os corretores de sucesso. O que eles fazem para se destacar? Como conseguem fazer ótimas vendas e ganham comissões valorizadas?
Sabemos que hoje em dia não é fácil conseguir uma posição de destaque no mercado, e por isso separamos algumas dicas que podem ajudar você, corretor, a descobrir como trilhar um caminho de sucesso. Se você está afim de transformar sua carreira, confira a lista a seguir:

1- Seja agradável
Essa dica vale para qualquer tipo de pessoa, mesmo as que não trabalham, mas no caso dos corretores, é muito interessante que o profissional saiba ser agradável. Reconhecer limites entre a relação de cliente x vendedor, tratar a todos da forma que merecem e ter respeito é o início de tudo. Muitas vezes você, enquanto profissional e desempenhando a função de vendedor, encontrará clientes em um dia ruim, sem paciência, etc. Não cabe a você absorver ou sequer devolver “na mesma moeda” o que o outro está lhe oferecendo. Faça seu trabalho com tranquilidade, respeito e cordialidade. Às vezes, as pessoas procuram corretores com certo pré-conceito, porém, sendo uma pessoa agradável, a chance de reverter essa imagem cresce muito. E aí, ponto positivo para você!
2- Se atente aos requisitos formais da profissão
Nós sabemos que muitas pessoas começaram no ramo da corretagem de imóveis de forma despretensiosa e até mesmo sem ter estudado inicialmente, porém, é mais do que necessário ter alguns cursos e especializações no currículo, inclusive para ter seu registro validado. Para ser um corretor, você precisa ter mais de 18 anos e também precisa ter concluído o ensino médio. É extremamente necessário que você tenha feito algum curso específico da área, como por exemplo, algum que envolva questões técnicas referentes às transações imobiliárias, bastante indicado para a ocasião. É imprescindível que o profissional em formação realize alguns atendimentos a fim de cumprir um estágio supervisionado e, após concluir os estudos, peça seu registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Somente cumprindo alguns requisitos básicos você poderá avançar na profissão.
3- Se especialize
É importante não parar no tempo para que você não seja engolido pelo mercado e pela concorrência. Como falamos no início, existem muitos profissionais no ramo, e não se especializar é pedir para que seu profissionalismo fique esquecido na preferência dos clientes. Busque por cursos, treinamentos e até mesmo materiais que possam auxiliar no processo de aperfeiçoamento da sua prática. Não esqueça que uma mente em evolução transforma um profissional de forma positiva.
Pensar que já domina o segmento e abandonar a busca constante pelo conhecimento é a porta de entrada para o fracasso. Não seja esse tipo de profissional, convencido de sua maestria e estagnado no tempo.
Atualmente já é possível estudar sem precisar sair de casa. Uma boa opção para você se capacitar e buscar ser um profissional mais competitivo é a Conecta Imobi Academy, a plataforma educacional mais completa do mercado imobiliário. Nela você encontra os melhores cursos e conteúdos de forma 100% online.
4- Seja parceiro
Por mais que a profissão de corretor de imóveis faça com que as pessoas tenham a impressão de que o caminho é sempre percorrido sozinho, na maioria das vezes não é bem assim que acontece. Pode ser interessante que você tenha parceria com uma imobiliária, principalmente se estiver começando a sua carreira. Assim, muitos contratos e vendas poderão surgir de formas que você jamais teria acesso se não fosse parceiro de alguém. Já pensou nessa possibilidade?
5- Transforme seu atendimento em uma experiência positiva – e até mesmo personalizada
Não estamos falando para você encher seu cliente de brindes no primeiro contato – mas se você quiser, pode tentar agradar com algum ‘mimo’ especial e bem intencionado. Atender alguém e fazer com que aquela pessoa se sinta especial tem seu valor. Gravar o nome correto do seu cliente, mostrar que você se lembra dele e que ele não é só mais um é importante. Entenda quais são as necessidades reais que fizeram aquela pessoa te procurar e qual tipo de imóvel ela busca. Seja sincero e não tente ganhar a venda empurrando goela abaixo do seu cliente um imóvel que ele já demonstrou não se interessar. Além de vender, você precisa focar na experiência de oferecer uma solução para seu cliente, entendendo o que ele realmente precisa e sendo um profissional claro e objetivo, lhe entregando exatamente o que ele pediu. Um dos maiores erros do corretor é não ter paciência para ouvir a necessidade do seu cliente, fazendo com que o mesmo perca a vontade de comprar.

6- Planeje sua rotina de forma concisa
Nós sabemos que os dias são sempre muito corridos, mas é muito importante que o corretor de imóveis saiba organizar sua rotina de forma que todos os seus compromissos, visitas e atendimentos sejam cumpridos sem atrasos. Já reparou como é chato, por exemplo, quando você marca um horário com um profissional e ele atrasa sem sequer lhe enviar uma justificativa plausível – e verídica – que explique os motivos de sua ausência? De fato, manter uma agenda que seja possível de atender é o primeiro passo para a organização acontecer de forma fluida. Um bom profissional se preocupa em atender seus clientes de forma organizada
Uma maneira de conseguir organizar as diversas atividades, dados e rotinas da sua atuação como corretor é utilizando um CRM imobiliário. Ele pode te ajudar a coordenar e direcionar melhor todas as informações que fazem parte dos seus atendimentos, como por exemplo, as propriedades que você tem disponíveis para oferecer, seus contratos, estágio de negociação de cada lead e até simuladores financeiros.
7- Esteja atento ao que você fala e como age
Transformar o atendimento do seu cliente em algo leve não é o mesmo que lidar com a situação fazendo piadas ou até mesmo sendo invasivo. Tratar bem uma pessoa é sinônimo de ter educação, respeito e discernimento para saber em que momento avançar rumo à venda ou não. O profissional precisa ser sincero e levar em conta os aspectos impostos pelo seu código de ética, mas também deve ter cuidado com a forma como fala. Use um bom tom de voz, que o faça ser ouvido, mas não se sobressaia como uma pessoa que não ouve as necessidades do seu cliente. Você tem carta branca para ser espontâneo, mas precisa entender que não é recomendado tocar em assuntos polêmicos como futebol, religião, política, entre outros. As pessoas podem criar uma antipatia em relação às suas opiniões antes mesmo de te conhecerem pessoalmente e temos certeza que você não quer perder vendas simplesmente porque exprimiu suas opiniões livremente, não é mesmo?
8- Esteja atento às tendências
O mercado muda constantemente e com isso, mudam também as necessidades dos clientes e dos profissionais. Hoje, todo mundo está na internet, seja falando sobre negócios no LinkedIn ou compartilhando a rotina de vendas no Instagram. É interessante que você esteja atento aos locais onde as pessoas estão para poder atingi-las da forma mais assertiva possível. A criação de conteúdo pode te ajudar a conquistar uma posição de referência dentro da sua cidade e região; basta saber trabalhar as suas estratégias de acordo com o seu público.
É praticamente impossível estar fora da internet hoje, principalmente quando o seu trabalho é falar com pessoas e oferecer os produtos que elas procuram. Saiba aproveitar o espaço e as oportunidades que a tecnologia nos proporciona: utilize o WhatsApp a seu favor, facilite o acesso dos clientes aos imóveis que você tem disponíveis para venda e locação, tenha uma página com todas as informações necessárias para seu cliente te encontrar de forma fácil e descomplicada. Use a modernidade a seu favor!
9- Crie conexões e seja empático
As pessoas gostam de saber que são ouvidas e principalmente quando o objetivo delas é comprar algo, ser a pessoa que irá ouvi-las só te coloca em uma posição positiva. Você não precisa concordar e apoiar tudo o que o seu cliente lhe diz, mas pode demonstrar que a voz dele tem espaço. Assim é possível criar conexões e até mesmo estabelecer uma relação de confiança entre vocês. Mas entenda, não é agir somente por interesse, é preciso crer no que você está fazendo para que faça algum sentido. Criar conexões com os seus clientes sempre lhe renderá bons negócios, pois assim você também poderá ser indicado positivamente pelo seu serviço.

10- Seja confiante
É importante que um profissional tenha plena confiança na forma como desempenha sua função em qualquer tipo de negócio. E para o corretor de imóveis não seria diferente, já que é ele quem vai ajudar os clientes a encontrarem a casa ou apartamento dos sonhos. Saiba que a pessoa que procura um corretor deseja encontrar alguém que a deixe segura e confiante a respeito da escolha a ser feita, então, para que você possa auxiliar seu cliente nesse processo, você precisa ser confiante também. Oriente, crie um laço referente aos negócios com seu cliente e transmita para ele a confiança que você exala em seu trabalho. Para passar confiança, deixe de lado o medo de ouvir um ‘não’, pois momentos assim são completamente comuns, e saiba lidar com as diferenças. Ser confiante deixa seu cliente ainda mais confortável para fechar um negócio da forma como ele sempre quis.
Com algumas técnicas aplicadas fica ainda mais fácil atingir o ápice da profissão, mas é preciso que você entenda a necessidade de sempre investir em você. Busque sua evolução constantemente, se jogue no mercado de trabalho com confiança e um olhar aguçado e experimente dia após dia como ser um profissional ainda mais completo. Temos a certeza de que você já é um corretor de imóveis com muito sucesso – mas que também pode melhorar e se tornar ainda melhor.
Comentários